7 Dicas para ter um Instagram médico profissional

Manter um Instagram médico profissional é uma necessidade básica.

Esta rede é uma das ferramentas mais poderosas de marketing pela internet e diariamente recebe bilhões de acessos.

 

Como ter um excelente Instagram médico profissional?

 

dicas para ter um instagram médico profissional

 

Para que o Instagram para médicos tenha os melhores resultados é preciso aplicar cada uma dessas dicas. Elas formam os pilares para transformar a interação nessa rede em números no faturamento do consultório.

 

1 – Ter uma identidade visual atraente

Um dos aspectos mais relevantes do Instagram especificamente para médicos é a qualidade da identidade visual. Como profissional da medicina, você sabe muito bem o quanto a imagem é importante na sua área de atuação.

A logomarca deve ser atraente e ao mesmo tempo manter uma elegância e sobriedade. É preciso que ela transmita credibilidade aos atuais e futuros pacientes.

Além da logomarca, a construção da identidade visual engloba as cores usadas nas artes dos posts, fontes, imagens, fotos e demais recursos.

Outra medida de grande importância neste quesito é vincular fotografias e imagens de alta qualidade. Isso faz toda diferença para valorizar o consultório e o profissional.

 

2 – Vincular textos continuamente

O Instagram de um médico deve fornecer informações relevantes. De acordo com a especialidade na qual o profissional atua, é possível desenvolver diversos textos que proporcionam ainda mais credibilidade.

O ideal é que esses textos sejam postados uma ou duas vezes por semana acompanhados de uma arte visual bem elaborada. É uma estratégia imprescindível para fortalecer o relacionamento com os atuais seguidores e conquistar novos ao longo do tempo.

Um cardiologista, por exemplo, pode vincular textos relacionados a:

• Controle da pressão arterial;
• Importância das avaliações antes de iniciar atividades físicas;
• Principais doenças que afetam o coração;
• Relação de outras doenças com problemas cardíacos;
• Equilíbrio do peso etc.

A escolha dos temas deve ir ao encontro das necessidades dos pacientes e trazer informações relevantes.

 

mude ja o visual do seu intagram medico

 

3 – Usar os recursos do Stories

Um erro comum que muitos médicos cometem no Instagram é usar pouco o Stories. Este recurso é um grande aliado na interação com os seguidores e é ótimo para fortalecer o relacionamento.

Por meio dele é possível compartilhar conteúdos em formato de pequenos textos, fotografias, Stories de outras pessoas etc. É uma maneira de diversificar a comunicação com os seguidores para algo que esteja além do feed do Instagram.

Uma dica extra que oferecemos aqui é observar como os concorrentes utilizam o Stories. O interessante é analisar o perfil dos médicos mais relevantes na área de atuação e ver como eles desenvolvem essa comunicação.

 

4 – Utilizar a estratégia de posts patrocinados

Promover postagens no Instagram médico é uma ação eficaz para atrair mais seguidores de forma rápida. Por um custo bem acessível é possível vincular posts patrocinados e alcançar muito mais pessoas nessa rede social.

Para esse tipo de post, o Instagram oferece uma ferramenta de segmentação na qual é possível definir o perfil das pessoas que verão a postagem.

Critérios como cidade, faixa etária, sexo etc. são de imensa ajuda para que o perfil seja visto por pessoas com real interesse nos serviços. Não basta patrocinar os posts, é preciso que eles cheguem às pessoas certas.

 

5 – Manter uma boa descrição na Bio

Um Instagram médico profissional deve ter uma Bio organizada e com informações relevantes para o público. Além de apontar a especialidade na qual o profissional atua é preciso adicionar o endereço do consultório, e-mail, site (se tiver) etc.

Por mais objetivo que seja, o conteúdo da Bio, quando bem elaborado, ajuda em muito na aquisição de novos seguidores que futuramente se transformarão em pacientes.

Sobre o perfil, outro aspecto de total importância é a foto. É possível utilizar uma imagem com a logo do consultório ou a foto do próprio médico.

A escolha deve ser feita de forma cuidadosa. Caso seja vinculada a fotografia do profissional é necessário prestar atenção em detalhes como roupa, cabelo, maquiagem, boa visualização do rosto etc.

 

google ads ebook

 

6 – Interagir com os seguidores

Para que o Instagram para médicos proporcione os resultados esperados é fundamental interagir com os seguidores. Isso envolve estimular a realização de comentários, respondê-los e acompanhar mensagens via Direct.

Hoje em dia, é por meio do Instagram, seja em comentários ou via Direct, que muitas pessoas solicitam informações sobre consultas, agendamentos, valores etc. Deixar de interagir com os seguidores por esta rede social é literalmente perder dinheiro a cada dia.

 

7 – Organizar um cronograma de postagens

A última dica estratégica para o Instagram médico profissional é organizar um cronograma para realizar as postagens. Esse planejamento é essencial para manter a regularidade e ganhar tempo ao administrar essa rede social no dia a dia.

O recomendado é que o planejamento seja mensal. Isso permite pensar nas postagens com antecedência e deixá-las bem preparadas. Outra vantagem do cronograma é que ele economiza tempo, já que estará definido quais postagens serão feitas e respectivas datas.

Ao organizar o cronograma é preciso planejar e deixar prontos os conteúdos de texto e imagem.

 

Importância da gestão do Instagram médico profissional

 

Importância da gestão do Instagram médico profissional

 

Depois de conferir as dicas para ter um bom Instagram médico fica evidente a importância da gestão dessas informações. Além do planejamento quanto aos conteúdos é preciso acompanhar os resultados.

Analisar as métricas do Instagram é um ponto essencial para ver as postagens com maior retorno e receptividade das pessoas quanto aos conteúdos.

Para obter resultados rápidos e contínuos, a gestão do Instagram específico para médicos deve ser feita por profissionais especializados.

Não basta ter bons conhecimentos em marketing digital. Os profissionais envolvidos neste processo devem ter experiência na área médica.

Ainda que a geração de conteúdos para o Instagram siga algumas estratégias padronizadas, no caso dos médicos é preciso que elas sejam diferenciadas.
Se você é médico e deseja um Instagram profissional que valorize seu trabalho, aumente a credibilidade do consultório e fortaleça sua imagem, entre em contato conosco.

Nossa equipe, além de dominar todas as estratégias de marketing para Instagram, é especializada na área médica.

Outros Posts Relacionados
marketing médico em 2024
Como aplicar o marketing médico em 2024?

O marketing médico, em 2024, continua a se reinventar no Brasil, acompanhando os avanços tecnológicos e as novas demandas dos pacientes. A

LOGOTIPO AGÊNCIA DO MÉDICO

Faça parte desse
Time de Sucesso

Siga a Agência do Médico nas Redes Sociais