Marcação de consulta online. Saiba todas as vantagens!

Há diversos benefícios em adotar a marcação de consulta online. Com o avanço da tecnologia, é de suma importância que as clínicas e consultórios se adaptem a essas ferramentas que facilitam o dia a dia e reduzem custos.

10 vantagens da marcação de consulta online para o seu consultório

10 vantagens da marcação de consulta online para o seu consultório

Veja com atenção cada uma dessas vantagens e saiba porque a marcação de consulta online traz resultados tão positivos.

1 – Otimização do tempo

Um dos maiores desafios na gestão de clínicas médicas é administrar o tempo. Além dos compromissos do médico no cuidado com os pacientes, são necessárias diversas atividades ligadas ao atendimento, organização de horários, entrega de exames etc.

Contar com um sistema que permite a marcação de consulta online gera uma grande economia de tempo tanto para o médico quanto para a secretária. Isso traz mais tranquilidade para o dia a dia e faz com que as informações fiquem mais organizadas. Esses dois fatores aumentam a qualidade do atendimento e geram ainda mais credibilidade ao consultório.

2 – Comodidade para o paciente

A questão do tempo também é crucial para os pacientes. Com uma rotina cada vez mais apertada, as pessoas valorizam conforto e comodidade. Não é por acaso que os sistemas para marcação de consulta online são cada vez mais usados em diversos países (inclusive no Brasil). Eles trazem praticidade e permitem que o paciente também consiga se organizar melhor.
A marcação de consulta online gera facilidade no momento de agendar um horário. Isso contribui para atrair novos pacientes e fidelizar aqueles que já são atendidos. Como mencionamos, a praticidade tem sido um fator cada vez mais valorizado.

Os pacientes também adoram receber a confirmação de sua consulta, por isso escrevemos o artigo “5 principais formas de confirmação de consultas dos seus pacientes“. Não perca!

3 – Fácil disponibilidade de dados

A marcação de consulta online faz parte de um sistema integrado de informações. Isso permite que os dados sejam disponibilizados de forma rápida e eficiente. Esse benefício facilita o trabalho da secretária e também evita a necessidade de manter métodos antigos de controle dos dados do paciente.

A disponibilidade de dados também permite que o médico consulte informações importantes sempre que precisar. A combinação desses fatores ajuda a aumentar a qualidade do atendimento.

4 -Melhor organização da agenda do médico

Melhor organização da agenda do médico

Contar com um software para marcação de consulta online e outros recursos de gestão para clínicas médicas gera uma excelente organização. Para que o médico consiga atuar com tranquilidade e dar a atenção necessária aos pacientes, é preciso que a agenda esteja bem organizada.

Além de fornecer dados rapidamente, o software é crucial para a organização de datas, horários, telefones e outras informações básicas. Uma agenda bem estruturada é fator-chave para a boa gestão de uma clínica médica e padrão de atendimento do consultório.

Com uma agenda desorganizada certamente o médico terá prejuízos financeiros. Certamente você já ouviu que tempo é dinheiro, então para lhe ajudar escrevemos o artigo “Hora clínica médica: Aprenda como calcular“.

5 – Contínua disponibilidade para marcação da consulta

Outra das maiores vantagens da marcação de consulta online é que não há limites quanto aos horários para agendar uma consulta. 24h por dia, 7 dias por semana, o paciente poderá agendar o atendimento. Isso faz muita diferença para aumentar o número de atendimentos durante o mês e permite que o paciente garanta um horário com bastante antecedência.

Essa flexibilidade quanto ao agendamento da consulta oferece maior rapidez. No final de semana, por exemplo, o paciente já pode agendar uma consulta conforme disponibilidade de dias e horários. Não é necessário esperar até o horário comercial da segunda-feira para agendar um horário com o médico.

6 – Melhor controle da fila de espera

marcacao de consulta online para melhorar o controle da fila de espera

Gerenciar a fila de espera também é uma necessidade nos consultórios. Com um sistema integrado, essa tarefa se torna mais fácil. Ao passo que a agenda do médico se torna mais organizada, é possível ver com rapidez os horários que poderão ser disponibilizados para os pacientes na fila de espera.

Esse acompanhamento contínuo da agenda e fila de espera é essencial para realizar os encaixes nos momentos certos e otimizar o tempo disponível do médico. Esse fator é um dos principais para manter um bom faturamento e lucratividade.

 

7 – Maior rapidez no atendimento

A tecnologia faz com que as etapas burocráticas do atendimento sejam mais rápidas. O paciente consegue agendar a consulta em menos tempo e de forma prática, evitando o tempo gasto em uma ligação ou troca de mensagens pelo WhatsApp.

Mas cuidado! O Whatsapp quando não é bem utilizado pode ter um efeito negativo para a imagem do seu consultório. Recomendamos que leia sobre as 9 estratégias para uso do Whatsapp no consultório médico.

Como consequência, essa rapidez desenvolve no paciente o hábito de marcar consultas online e indicar isso para familiares e amigos. As chances de esse paciente indicar o consultório aumentam muito, pois a comodidade e praticidade sempre se destacam e fazem diferença.

8 – Integração de informações

A gestão das informações é indispensável na clínica médica. Além da marcação de consulta online, o sistema permite ter acesso ao perfil de cada paciente e ver os dados mais importantes quanto ao histórico, tratamentos já prescritos, exames realizados etc.

A tecnologia trabalha a favor dos resultados da clínica. Quanto mais o médico consegue lidar de forma prática e objetiva com um alto volume de informações, mais tempo economizará e melhor será a administração do consultório.

9 – Melhora no fluxo de atendimento

Reduzir a burocracia para marcar a consulta favorece o fluxo de atendimento e evita os temidos espaços em branco na agenda. A qualidade desse fluxo é essencial para o faturamento diário, semanal e mensal. Quanto melhor esse fluxo é, melhor será o andamento do fluxo de caixa no decorrer do mês.

Além disso, como a marcação de consulta online pode ser feita com maior antecedência, é possível fazer um planejamento melhor quanto aos atendimentos e demais atividades do médico.

10 – Aumento do faturamento

Todos os benefícios que mencionamos contribuem para aumentar o faturamento. A combinação de tecnologia com eficiência permite trabalhar com equipes menores, otimiza o tempo e aumenta o volume de atendimentos durante o mês.

Ao adotar a marcação de consulta online, além de o médico conseguir dedicar maior atenção no momento do atendimento, há a tranquilidade de que as demais atividades da clínica estão bem organizadas.

Além de saber as vantagens da marcação de consulta online, confira nossos demais conteúdos sobre gestão para clínicas médicas. Eles abordam temas sobre atendimento, marketing, finanças e demais áreas essenciais.

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