Telemedicina: Saiba todas as vantagens e desvantagens

A telemedicina tem sido cada vez mais utilizada. Principalmente durante a pandemia de Covid-19, o atendimento à distância ganhou espaço em diferentes especialidades e já é uma realidade no Brasil e no mundo.

No entanto, é comum que os profissionais fiquem em dúvida quanto às vantagens e desvantagens dessa maneira diferenciada de atender os pacientes.

 

Quais as principais vantagens da telemedicina?

 

mulher fazendo consulta por telemedicina

 

O atendimento remoto abre diversas possibilidades para médicos e pacientes. Ainda que este formato de consulta seja regulamentado no Brasil desde 2002, somente agora as atenções estão voltadas para a telemedicina. Vejamos quais vantagens são oferecidas.

 

Abrangência geográfica

Por muito tempo, os profissionais atendiam somente na cidade e região na qual está localizado o consultório. A telemedicina rompe com essas barreiras geográficas.

A consulta médica feita à distância com uso de dispositivos eletrônicos permite atendimento a pessoas de todo Brasil e até mesmo para quem vive no exterior.

Do ponto de vista do paciente, este benefício é também muito interessante e é um grande aliado do marketing médico atualmente. Graças à tecnologia é possível consultar o especialista escolhido independentemente do local onde o consultório fica situado.

 

Melhore seu marketing medico

 

Conforto e praticidade

A telemedicina traz facilidade para o dia a dia de médicos e pacientes. O conforto de poder fazer a consulta de casa evita que o paciente tenha de enfrentar trânsito ou esperar um bom tempo na sala de espera.

Suponhamos um paciente que se encontra debilitado fisicamente ou que esteja impossibilitado de dirigir. O fato de fazer a consulta sem sequer precisar sair de casa traz comodidade e segurança.

As consultas virtuais permitem que o médico consiga organizar melhor a agenda e atenda o paciente onde estiver, sem que para isso esteja presente no consultório.

A rotina de um profissional da medicina é bem agitada. Ao adotar o atendimento à distância nos casos possíveis, é possível ganhar tempo para descansar, fazer novos cursos ou simplesmente ter momentos de lazer com a família.

 

Rápida troca de informações

Por meio da telemedicina, a troca de informações entre médico e paciente é muito mais rápida. Seguindo protocolos de atendimento à distância, o médico consegue identificar rapidamente o que está ocorrendo e fazer as recomendações necessárias ao paciente.

A consulta feita à distância agiliza as medidas necessárias para o tratamento, tais como pedidos de exames, prescrição de medicamentos etc. Dessa forma, o que o paciente levaria várias horas para resolver, pode ser solucionado em muito menos tempo.

 

google ads ebook

 

Maior proteção

Dependendo do quadro de saúde do paciente, nem sempre é possível se expor ao contato com outras pessoas. Um exemplo claro são situações nas quais o sistema imunológico está muito fragilizado.

O conforto de fazer a consulta de casa preserva o paciente de complicações geradas por infecções ou contágios de doenças que podem prejudicar a saúde.

 

Facilidade quanto ao acompanhamento dos pacientes

A telemedicina é usada em muitas situações e é ainda mais aplicada nas consultas de acompanhamento. O atendimento remoto facilita o monitoramento dos pacientes que já realizam tratamento com determinado médico.

Situações como mudanças na medicação, solicitação de exames, acompanhamentos de rotina etc. podem ser rapidamente resolvidas sem que o paciente precise se deslocar até o consultório.

Essa facilidade também gera economia de tempo para o médico, liberando espaço na agenda para atender outros pacientes ou para realizar essas consultas à distância em sua própria casa.

 

Principais desvantagens da telemedicina

 

desvantagem da telemedicina

 

Ainda que o atendimento médico remoto proporcione diversas vantagens para médicos e pacientes, há algumas questões que devem ser melhoradas ao longo do tempo. Vejamos.

 

Investimento em dispositivos eletrônicos

É importante que o médico trabalhe com equipamentos de qualidade para proporcionar um atendimento eficiente. Isso envolve notebook, celular e até mesmo câmera, microfone, fones e caixas de som. A internet deve ser de alta qualidade para evitar interrupções durante a consulta.

Atualmente, devido à ampliação da telemedicina, novas tecnologias têm sido desenvolvidas para que o atendimento seja cada vez mais completo.

É de suma importância que o médico esteja atento a essas mudanças e aperfeiçoe a qualidade do atendimento remoto. Ganhará destaque e mais pacientes os profissionais que investirem na atualização.

 

Insegurança inicial dos pacientes

Por mais que a telemedicina ofereça conforto e praticidade, é muito natural que os pacientes inicialmente se sintam inseguros. As pessoas estão habituadas ao atendimento presencial e a mudança desse hábito será gradativa.

Somente com o tempo essas resistências serão vencidas. Por mais que as pessoas estranhem o atendimento remoto no início, essa é uma mudança que veio para ficar.

 

Adequação dos protocolos de atendimento

Ao adotar o atendimento remoto é necessário que o médico estabeleça protocolos claros. O atendimento precisa ser organizado de maneira a garantir comodidade ao paciente e ao profissional.

A equipe de trabalho também precisa passar por um período de adaptação e treinamento. É necessário que as rotinas do consultório e a agenda do médico sejam organizadas para comportar o atendimento presencial e também o remoto de maneira harmônica.

 

Cuidados e tendências na telemedicina

 

Cuidados e tendências na telemedicina

 

Além de saber as vantagens e desvantagens da telemedicina, confira as tendências desse formato de atendimento para agora e os próximos anos.

• Adoção das medidas necessárias com relação à Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD;
• Utilização de prontuários eletrônicos;
• Prescrição de receitas digitais;
• Automatização de processos e rotinas no consultório ou clínica médica;
• Maior integração entre sistemas informatizados;
• Realização de exames à distância com uso de novas tecnologias;
• Análise multimodal de exames e dados clínicos dos pacientes;
• Consultórios cada vez mais digitalizados.

A telemedicina já é uma realidade concreta. Para os próximos anos, esta forma de atendimento será cada vez mais comum e necessária.

É de extrema importância que desde já os médicos se capacitem e invistam em todos os recursos necessários para oferecerem um atendimento remoto de alta qualidade.

Já parou para pensar na importância da telemedicina para os próximos anos? Como você está se preparando para essas transformações que já estão ocorrendo?

Deixe seu comentário e compartilhe este conteúdo com seus colegas médicos. Independentemente da especialidade, todos precisam se preparar para o futuro que está chegando com rapidez.

Outros Posts Relacionados
tráfico pago para médicos
Estratégia de Tráfego Pago para Médicos

Entendendo o Tráfego Pago Médico, você utiliza Estratégia de Tráfego Pago? Como médico, você provavelmente já ouviu algum colega reclamando que passou

LOGOTIPO AGÊNCIA DO MÉDICO

Faça parte desse
Time de Sucesso

Siga a Agência do Médico nas Redes Sociais