6 Dicas para ter sua Identidade Visual Médica Perfeita

Como está sua identidade visual médica? Ela reflete exatamente o que você gostaria de transmitir (compromisso, credibilidade, assertividade etc.)?

Cada detalhe é primordial para valorizar sua imagem e seu trabalho. Leia nossas dicas e saiba o que fazer para ter uma identidade visual que reflita excelência.

 

Seus resultados dependem da sua identidade visual médica

 

Seus resultados dependem da sua identidade visual médica

 

Antes de falarmos sobre como construir uma identidade visual para médicos, é preciso ter claro a importância dela para os seus resultados. Essa identidade é utilizada em toda comunicação, seja online ou presencial. É o primeiro elemento com o qual as pessoas entram em contato.

De forma inconsciente e imediata, as pessoas registram informações sobre o seu trabalho pelo simples fato de olharem as combinações de cores, artes gráficas e demais recursos da sua identidade.

 

Ações de marketing

A identidade visual médica é um dos pilares do marketing. Ou seja, para que as estratégias de divulgação funcionem, você precisa ter uma identidade atraente e capaz de comunicar as percepções mais relevantes para a área médica.

Veja o artigo do blog que escrevemos: “Logotipo médico: saiba porque você deve ter

 

Percepção valorizada

Como mencionamos, o simples fato de olhar uma combinação de elementos gráficos gera uma percepção nas pessoas. Ao observarem sua identidade visual médica, é necessário que seus atuais e potenciais pacientes tenham de imediato uma percepção de credibilidade, confiança, responsabilidade, acolhimento etc.

 

Memorização

Além de ser esteticamente harmoniosa, sua identidade visual médica precisa ter elementos que favoreçam a memorização. Este fator faz que as pessoas consigam lembrar de você de forma mais fácil que os concorrentes.

Isso acontece de forma natural e inconsciente. Ou seja, à medida que ocorre a divulgação e os recursos tenham elementos de memorização, automaticamente as pessoas terão seu serviço médico como uma importante referência.

 

Dicas essenciais para valorizar sua identidade visual médica

 

6 Dicas para ter sua Identidade Visual Médica Perfeita_opt

 

Essas são ações básicas para que sua identidade visual médica proporcione os resultados que você espera. Elas geram visibilidade, constante procura por seus serviços e aumento da percepção das pessoas quanto à credibilidade do seu trabalho.

 

1 – Considerar a área de especialidade

Planejar e elaborar uma identidade visual para médicos requer muita atenção aos detalhes. Um dos primeiros é considerar a especialidade médica na qual você atua.

Cada área tem particularidades e um público específico. A comunicação dessa identidade precisa ser estabelecida considerando estes aspectos.

O público-alvo de um dermatologista é bem diferente do público de um pediatra ou cardiologista, por exemplo. Um profissional com experiência em identidade visual médica sabe exatamente como aplicar os recursos mais adequados a cada especialidade.

 

2 – Cores adequadas à medicina

Cada cor usada na identidade visual é determinante para a percepção das pessoas. Essas cores precisam comunicar conceitos essenciais para a área médica. Para isso, basta pensar o seguinte: o que as pessoas buscam quando consultam um médico?

Muito mais que tratar uma doença ou realizar um procedimento, elas desejam atenção, cuidado, acolhimento, alívio, cura etc. Percebe como essas palavras revelam algo mais profundo, ainda que as pessoas não digam isso de forma clara? As cores precisam remeter a essas sensações.

 

3 – Seu nome precisa de destaque na identidade visual médica

Outra dica primordial para a identidade visual de um médico é a valorização do nome. Para as pessoas, é muito mais fácil lembrar o nome do médico do que de uma clínica.

Além disso, o vínculo ao nome do profissional gera uma familiaridade fundamental para a fidelização dos atuais pacientes e obtenção de novos.

Portanto, ao planejar e elaborar sua identidade visual, a valorização do seu nome e suas iniciais é um ponto fundamental. Outra vantagem é a diferenciação quanto aos concorrentes.

Veja também o nosso artigo “Cartão de visita médico: saiba porque você deve ter

 

4 – Criar “âncoras” para facilitar a memória

Como comentamos, a memorização é crucial para a identidade visual médica. A combinação de letras, cores e demais recursos gráficos faz a pessoa lembrar de você com mais facilidade. Além de favorecer a divulgação dos seus serviços, essas “âncoras” contribuem para a fidelização.

Quando o paciente teve um bom atendimento na consulta, sempre que ele visualizar elementos da sua identidade visual, inconscientemente ele sente novamente esta sensação de bem-estar. Isso fortalece o vínculo com o profissional, evitando que seu cliente consulte outro especialista.

 

5 – Credibilidade é a palavra-chave

Esta é a percepção mais importante a ser gerada nas pessoas. Uma identidade visual para médicos necessita gerar credibilidade. Aliás, esta é a área na qual o fator credibilidade é mais importante. Afinal, o profissional está cuidando dos bens mais preciosos das pessoas: vida e saúde.

Um dos elementos que mais refletem credibilidade para o médico é a sobriedade quanto aos recursos de design aplicados. Como já comentamos, cada detalhe faz toda diferença para gerar uma percepção positiva no público-alvo.

 

Computador na mesa de trabalho escrito design - Diferenciação é essencial_opt

 

6 – Diferenciação é essencial

A área médica é cada vez mais competitiva. Há um grande número de especialistas e nitidamente a concorrência tem sido maior. A melhor forma de ter uma presença forte na sua área de atuação é conhecer e valorizar seus diferenciais.

A dica é fazer uma lista sobre os principais pontos que diferenciam seu atendimento, o que você mais valoriza ao cuidar das pessoas, quais são os elogios que seus pacientes mais costumam fazer ao seu atendimento etc.

Por exemplo, se as pessoas geralmente te elogiam por ser uma pessoa calma ou tranquila, este elemento precisa ser considerado ao elaborar sua identidade visual. Cada médico tem sua singularidade e oferece um atendimento único. Ou seja, é preciso pensar sobre o que te torna único diante dos demais profissionais.

 

Consulte uma agência especializada em identidade visual para médicos

Para planejar e elaborar uma identidade visual médica, não basta ter domínio de design gráfico, marketing e demais recursos. É essencial ter sólida experiência na área médica.

Este fator faz toda diferença para obter os resultados que você deseja e manter uma forte presença na sua área de atuação. É preciso lembrar que esta identidade é um dos pilares do marketing e de todas as estratégias de divulgação do seu trabalho, sejam elas pela internet ou presencial.

Entre em contato conosco. Aplicamos os melhores recursos que tornam sua identidade visual médica impecável.

Outros Posts Relacionados
tráfico pago para médicos
Estratégia de Tráfego Pago para Médicos

Entendendo o Tráfego Pago Médico, você utiliza Estratégia de Tráfego Pago? Como médico, você provavelmente já ouviu algum colega reclamando que passou

marketing médico em 2024
Como aplicar o marketing médico em 2024?

O marketing médico, em 2024, continua a se reinventar no Brasil, acompanhando os avanços tecnológicos e as novas demandas dos pacientes. A

LOGOTIPO AGÊNCIA DO MÉDICO

Faça parte desse
Time de Sucesso

Siga a Agência do Médico nas Redes Sociais