Marketing Médico – O Guia Completo para alavancar o Consultório

marketing médico é o ponto de partida para gerar um excelente faturamento na sua clínica.

Como médico, você sabe muito bem que um dos seus maiores desafios é obter um bom fluxo de pacientes no decorrer do mês. Por isso, pensar no marketing é considerar que, além das suas funções no atendimento aos pacientes, é preciso cuidar da gestão no dia a dia e compreender as rotinas da sua clínica como um negócio que precisa ser bem administrado.

Não é surpresa dizer que os seus clientes atuais e futuros estão exigindo mais de seus provedores de serviços. Por meio da internet, pode-se saber tudo sobre uma determinada clínica ou profissional por meio das recomendações ou avaliações sobre seus atendimentos.

Lidar com a saúde é de uma tremenda responsabilidade e saber em quem confiar é fundamental. Por conta disso, o Google é a ferramenta número um no que diz respeito a procurar causas e soluções de uma determinada doença e a identificar qual profissional é mais indicado.

doutor com um tablet e desenhos de likes e curtidas de redes sociais

Por que fazer Marketing na sua clínica? Por onde começar? 

Saiba as respostas nesse guia completo!

Neste artigo você aprenderá:

  • O que é marketing para médico;
  • A importância do marketing na medicina;
  • Como fazer marketing no consultório;
  • 7 Estratégias e ferramentas de Marketing Digital na Área Médica
  • Regras do marketing na medicina
  • As melhores estratégias de marketing pós consulta
  • Quais são os Resultados esperados com Marketing?
  • Quem pode cuidar do marketing da sua clínica?

O que é o marketing para médico?

O marketing para médico não consiste apenas em fazer uma propaganda da sua clínica. É preciso ter em mente que ele é um conjunto de estratégias empregadas para criar, comunicar e entregar valor para o seu público.

Isso significa que o objetivo é demonstrar valor do seu serviço ao público certo, destacar seus diferenciais e proporcionar aos atuais e futuros clientes a melhor experiência possível.

Ou seja, o marketing é qualquer ação, online ou offline, que ajude o paciente a entender o que é de fato o seu trabalho e sua especialidade.

Um ponto muito importante que você precisa entender é que seu público não se trata apenas dos seus pacientes, mas também de todas as pessoas com potencial de se tornarem pacientes.

Suponhamos um geriatra que tenha por objetivo atender homens com idade entre 70 e 85 anos. Por mais que um homem idoso com essa faixa de idade ainda não seja paciente, ele faz parte do público desse geriatra. Ou seja, trata-se de uma pessoa com perfil para tornar-se paciente.

Dessa forma, as estratégias de marketing devem ser elaboradas considerando o público, não somente os atuais pacientes da clínica. Distinguir esses conceitos faz uma diferença imensa para que você consiga atrair mais clientes e fazer com que eles sempre queiram ser atendidos na sua clínica.

Deixando claro o seu diferencial, seu conhecimento e experiência, suas chances de conquistar e fidelizar mais pacientes aumenta e muito.

 

Melhore seu marketing medico

A importância do Marketing para Médicos

Você sabia que 99% dos entrevistados buscam o Google para resolver questões relacionadas ao bem-estar e qualidade de vida?

O setor da saúde passa por mudanças praticamente a cada ano. Devido à alta concorrência e a busca cada vez maior por planos de saúde, os profissionais de saúde precisam recorrer a outras alternativas de diferenciação, ainda mais quando esses querem se tornar empreendedores e abrirem seus consultórios particulares.

E em se tratando do Google, o mecanismo de busca mais usado no mundo todo, vem aperfeiçoando a sua maneira de encontrar soluções que estejam alinhadas aos objetivos de quem quer uma resposta certeira e sem depender de “especialistas” que aparecem da noite para o dia.

Isso é uma boa notícia para os verdadeiros especialistas. Usando o Google como seu aliando e trabalhando as estratégias de marketing adequadas, você:

  • Ganhará maior exposição, autoridade e marca pessoal;
  • Aumentará o número de pacientes ideais;
  • Obterá relacionamentos próximos com seu público, estabelecendo confiança e fidelização;
  • Aumentará seus ganhos ao longo do tempo.

Seu faturamento também depende do marketing digital

O marketing digital é hoje a principal estratégia empregada no consultório médico. Devido à praticidade oferecida pelo Google e abrangência das redes sociais, para que sua clínica seja escolhida, antes de tudo é preciso que ela seja vista – e lembrada – pelas pessoas.

Clínicas e profissionais da área médica que não investem em marketing digital perdem todos os dias as chances de aumentar o número de pacientes atendidos e, consequentemente, apresentam um faturamento bem abaixo do esperado.

Além de adotar o marketing digital, é preciso que essas ações sejam desenvolvidas de maneira inteligente, observando todos os aspectos do negócio, o que inclui as características do público-alvo.

Dentro do marketing digital são desenvolvidas diversas estratégias capazes de proporcionar resultados financeiros no curto, médio e longo prazo. É sobre elas que vamos falar a seguir.

Como fazer Marketing no consultório?

Como fazer Marketing Médico

Você sabe se diferenciar nesta área? Sabe conquistar novos pacientes e reter o que já estão com você?

Foi-se o tempo em que convênios eram vantajosos. Médicos e profissionais da área reclamam das condições de trabalhar com convênios, já que os valores são pequenos e insuficientes para que se trabalhe com qualidade.

Não é por acaso que, em um estudo feito em parceria com a Faculdade de Medicina da USP, CREMESP (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo) e com CFM (Conselho Federal de Médicos), somente 25% dos profissionais fazem uso dos convênios.

É evidente que o foco do médico não é somente o dinheiro, mas sem receber o justo pelo seu trabalho, todas as partes sofrem: o que trabalha não se sente realizado com o que faz e a sociedade não é diagnosticada como se deve.

Como o seu objetivo é ajudar as pessoas a encontrarem soluções viáveis para melhorar a saúde, e isso acontece trazendo conteúdos relevantes para quem o assiste seja por meio de artigos ou vídeos e realizando um marketing bem construído, servindo de comunicação como a autoridade no assunto em questão.

Em ambos os casos, você transmitirá mais confiança sobre a sua profissão e seus clientes estarão mais propensos a escutá-lo sobre tratamentos e receitas médicas.

Agora, vamos falar sobre as partes de um planejamento de marketing para médicos que gera resultados.

 

Ações de marketing médico de acordo com seus objetivos

Antes de você criar a sua estratégia de marketing, você deve definir seus objetivos principais.

Deixo algumas metas que você mesmo pode estabelecer ou em conjunto com a sua equipe, caso tenha consultório próprio.

  • Atrair mais pacientes;
  • Fidelizar os pacientes atuais;
  • Ser autoridade sobre uma área;
  • Educar a sociedade.

Não comece qualquer ação sem definir com clareza o que você quer. Esse passo costuma ser o mais ignorado por acreditar que é só sair divulgando na internet que as pessoas entrarão em contato rapidamente. Isso está longe de ser verdade!

O planejamento do marketing na medicina é de suma importância!

 

Veja o que seus concorrentes estão fazendo

Você não é o único a querer mais influência na internet. A depender do seu local e especialização, certifique-se de observar o que outros profissionais do seu segmento estão fazendo.

  1. Estão anunciando?
  2. Possuem sites próprios?
  3. Estão fazendo parcerias?
  4. Fazem postagens profissionais nas redes sociais?

Fazer um reconhecimento do território é importante para você se posicionar melhor em relação à concorrência e investir em diferenciações positivas para a sua imagem.

 

Conheça com detalhes seu público-alvo

Para criar e colocar em prática estratégias de marketing que realmente funcionem é crucial conhecer seu público-alvo. Como mencionado, ele consiste nos seus pacientes e também naquelas pessoas com potencial para se tornarem pacientes.

O primeiro passo para identificar o público-alvo é buscar definir um perfil de paciente de acordo com os serviços médicos prestados pela sua clínica. A partir dessas informações fica mais fácil direcionar as estratégias de marketing e fazer com que elas ofereçam os resultados que você espera.

Para ajudar na definição do público-alvo é preciso tentar responder algumas perguntas básicas quanto ao perfil dos pacientes que frequentam ou frequentarão a clínica. Vejamos alguns exemplos dessas perguntas:

  • Qual a faixa etária das pessoas atendidas na clínica ou que teriam interesse em procurar pelos serviços médicos da clínica?
  • A maioria das pessoas que procura pelos serviços médicos da clínica são homens ou mulheres?
  • Quais os problemas de saúde mais recorrentes por parte dos pacientes que já frequentam a clínica?
  • O que pode fazer com que as pessoas procurem a clínica?
  • Diferenciais oferecidos pela clínica e até que ponto cada um deles é importante para os pacientes?

 

Sobre o público-alvo

1) Imagine que seu público seja pacientes entre 18-25 anos, que estão nas redes sociais. Você acha que utilizando jargões técnicos e sem imagens os atingirão da maneira correta?

2) Imagine que seu público esteja na faixa dos 60 anos e que prefere assistir programas na televisão e no rádio. Será que compensa criar estratégias nas redes sociais?

Conforme já mencionamos, o marketing para médico pode trazer grandes resultados SOMENTE se pensado e calculado sobre o público-alvo correto. Ao conhecer as dores e o perfil dos seus pacientes, a probabilidade de você ser conhecido como um profissional adequado a resolver seus problemas aumenta consideravelmente.

7 Estratégias e ferramentas de Marketing na Medicina

 

Para que o marketing digital da sua clínica funcione da forma que você espera é preciso empregar essas estratégias de marketing digital.

É por meio delas que sua clínica se tornará mais conhecida de forma natural e as pessoas começarão a procurar cada vez mais pelos seus serviços.

Além disso, as ações de marketing digital contribuem para fidelizar os atuais pacientes e faz com que eles indiquem seus serviços para outras pessoas. Vejamos quais são essas estratégias.

 

1 – Uso constante do Instagram

Caso sua clínica já tenha um perfil no Instagram é preciso ter claro que o uso dessa ferramenta deve ser constante. É necessário elaborar conteúdos que sejam vinculados ao feed do Instagram, Reels e também ao Stories.

No entanto, para que esses conteúdos sejam visualizados e lembrados por parte das pessoas, eles precisam despertar a atenção e fortalecer a credibilidade dos serviços médicos prestados e também do profissional.

A recomendação é fugir do excesso de formalidade e adotar uma linguagem que facilite a compreensão das pessoas. Lembre-se que seus pacientes (e potenciais pacientes) não entendem de termos médicos complicados. A comunicação no Instagram deve ser clara, objetiva e leve. As pessoas precisam sentir como se você estivesse olhando para elas e conversando normalmente.

Além de evitar uma linguagem muito formal ou mecânica é essencial caprichar na qualidade de imagens que sensibilizem as pessoas de alguma forma. Sensibilizar o público não significa fazer as pessoas chorarem diante do celular. Trata-se de estabelecer uma comunicação mais profunda e conquistar a atenção.

 

2 – Site e blog atrativos

No marketing digital médico, outro item de extrema importância é desenvolver um site atrativo. Isso significa cuidar de todos os detalhes para que, ao acessar esse espaço virtual, as pessoas tenham uma experiência agradável e naturalmente queiram saber mais sobre os seus serviços.

Site atrativo não significa ser espalhafatoso, mas sim, interessante, capaz de transmitir informações de forma simples e rápida. Assim como no caso do Instagram, é preciso que o site tenha uma linguagem menos formal, capaz de ser facilmente compreendida pelos leitores. Detalhes relacionados aos recursos visuais do site, imagens, cores, fontes etc. também merecem atenção.

Para atrair uma maior quantidade de pessoas para sua clínica, uma das estratégias do marketing digital é vincular um blog ao site. No blog podem ser inseridos diversos conteúdos no formato de artigos e também vídeos que trazem temas interessantes para o seu público.

O fato de ter o blog e vincular conteúdos semanalmente traz uma grande facilidade quanto aos posts que serão inseridos nas redes sociais da clínica.

Com relação aos textos publicados no blog, o ideal é que eles tenham de 500 a 1000 palavras e abordem temas relacionados à área da medicina em que a clínica atua e também às dúvidas mais comuns do seu público-alvo.

Exemplo

Se você é um dermatologista, alguns temas de textos que podem ser vinculados ao blog da sua clínica são:

  • Cuidados especiais para ter uma pele linda no verão
  • Hábitos diários que evitam o envelhecimento precoce
  • Como escolher o seu filtro solar

Esses conteúdos semanais também aumentam sua credibilidade e fazem que sua clínica se transforme numa das maiores referências na área que você atua.

 

3 – Aplicação do E-mail marketing

A ferramenta de e-mail marketing tem sido uma das mais aplicadas pelas empresas e traz excelentes resultados para o marketing do consultório. Por meio dela é possível programar o envio de e-mails para todos os seus atuais e potenciais pacientes de forma totalmente automática – depois dos conteúdos de texto e imagem elaborados.

Tais conteúdos podem ser links dos conteúdos vinculados ao blog, pequenos textos com temas de interesse do público, conteúdos específicos em determinadas datas do ano e etc.

Essa é uma forma de manter uma interação frequente com seu público e fazê-lo lembrar, indiretamente, da importância de ir ao médico com a frequência adequada com o objetivo de prevenir e tratar doenças.

Com relação à estratégia de e-mail marketing, vale lembrar que na área médica o mais indicado é atuar com uma frequência de envio moderada e oferecer maior atenção à qualidade do conteúdo.

Atualmente, a maioria das pessoas não tem tempo suficiente de ler todos os e-mails recebidos, principalmente quando esses assuntos não estão relacionados ao trabalho ou vida pessoal. Com seu público não é diferente. Usar o e-mail marketing não significa lotar a caixa de e-mail dessas pessoas, mas sim, utilizar esse recurso de uma forma estratégica e eficaz, mantendo a excelente imagem e credibilidade da sua clínica.

 

4 – Uso frequente do Facebook

O Facebook ainda é uma das redes mais acessadas pela maioria da população. Isso significa que sua clínica precisa gerar conteúdos frequentes no perfil dessa rede social.

Além de inserir semanalmente os textos vinculados ao seu blog, o Facebook favorece a postagem de pequenos textos, imagens e vídeos que sejam interessantes para o seu público.

O mais importante dessa estratégia é fugir um pouco do padrão dos conteúdos publicados diariamente. As pessoas valorizam temas interessantes e que de alguma maneira possam ajudá-las no dia a dia.

Evitar o excesso de formalidade e usar uma linguagem fácil de ser compreendida também estão entre as regras de ouro para que as pessoas se interessem pela clínica.

 

5 – Anúncios no Google Ads

Uma maneira de obter resultados mais rápidos através do Google seria o uso do Google Ads, uma plataforma voltada para anunciantes dos seus serviços.

Afinal, ao procurar por serviços médicos, grande parte das pessoas recorre ao Google com a finalidade de analisar os profissionais que atendem na sua cidade e região. Isso significa que, para que sua clínica seja procurada, é preciso que ela apareça entre essas primeiras opções fornecidas pelo Google.

Para obter esse resultado de grande visibilidade, uma das estratégias é realizar anúncios no Google Ads (Adwords). Tratam-se de anúncios simples e com valor acessível. Além de tornar seu negócio mais conhecido, ao adotar essa estratégia de tempos em tempos, sua clínica tem maiores chances de estar entre as mais conhecidas na cidade e região na qual você atua.

Com estratégias de campanha segmentadas por público-alvo, a perspectiva de resultados a curto prazo aumenta, pois, ao veicular uma campanha paga, você atinge o seu futuro cliente pagante de imediato.

 

6- Google Meu Negócio para Médicos

Google Meu Negócio (GMB) é uma alternativa disponibilizada pelo Google para cadastrar negócios locais para pequenas e médias empresas e prestadores de serviços no mundo online.

De acordo com a próprio buscador, as empresas que verificam as informações com o Google Meu Negócio tem duas vezes mais chance de ser buscada pelos clientes. Em determinadas buscas, a intenção do usuário aparece em forma de um mapa com diversas empresas e suas respectivas avaliações.

Através dessa ferramenta, você fornecerá dados como nome da empresa, serviços disponíveis, horários de funcionamento, site, endereço e telefone para contato. Além disso, usuários deixam suas dúvidas para que os colaboradores possam respondê-las e assim ajudar o tomador de decisões a entrar em contato com a sua empresa.

 

7- WhatsApp e Linkedin

As redes sociais fazem parte do seu arsenal de opções para atingir seu público ideal estabelecido no planejamento de marketing. Com isso em mente, você deve ir atrás daquela onde seu público se encontra de fato.

Outro ponto importante é estar atento às ações de marketing nas redes sociais que estejam dentro das limitações legais do CFM. Veja algumas das redes mais usadas e como tirar proveito delas:

  1. Whatsapp – Ele pode servir para agendamento de consultas e envio de exames. Mesmo assim, ele não pode ser substituto de diagnósticos, prática proibida pelo CFM. Você também pode utilizar os cartões virtuais para enviar aos clientes. Assim, eles sempre terão seus contatos de forma fácil.
  2. Linkedin – Rede social voltada para networking e promoção de marca. Como benefício adicional, você pode publicar artigos comprovadores da sua capacitação enquanto profissional.

 

O marketing na medicina deve seguir algumas regras

Além de conhecer as principais estratégias de marketing digital no ambiente virtual é preciso saber que todas elas devem seguir algumas regras, de acordo com as determinações do Conselho Regional de Medicina.

Essas regras estão relacionadas aos seguintes fatores:

  • Não divulgar produtos, marcas ou equipamentos utilizados na clínica;
  • Preservar integralmente a privacidade dos pacientes. Isso envolve nunca divulgar fotos (ainda que os pacientes autorizem isso);
  • Manter o sigilo médico.

Tais normas, que são detalhadas pelo Conselho Regional de Medicina, devem ser seguidas à risca.

 

Conheça as melhores estratégias de marketing pós-consulta

 

1 – Relembrar via WhatsApp datas e informações importantes

Essa estratégia simples de marketing pós-consulta funciona como um pequeno resumo das principais informações que o paciente obteve durante a consulta médica e também no atendimento feito pela secretária. Exemplos:

• Data do retorno;
• Exames que serão realizados;
• Orientações adicionais quanto à alimentação, sono, repouso etc.

Essas orientações podem ser feitas seguindo um padrão que pode ser aplicado para todos os pacientes ou também de forma específica, de acordo com as condições clínicas apresentadas por cada pessoa.

Este resumo enviado pelo WhatsApp faz com que o paciente consiga se organizar melhor no dia a dia e lembrar os cuidados indicados pelo médico. Essas informações podem ser enviadas no dia seguinte à consulta.

2 – Informar suas redes sociais ao final das mensagens de WhatsApp e e-mail

Essa ação simples de marketing digital médico após a consulta faz muita diferença para a divulgação do consultório. Tenha um pequeno texto padrão para sempre inserir aos finais das mensagens por e-mail ou WhatsApp. Neste texto, devem estar contidos os endereços das suas redes sociais, especialmente Instagram.

O endereço das suas redes sociais também deve ser mencionado no cartão de visita médico. Dessa forma, além de o paciente conseguir localizá-lo facilmente no Facebook e Instagram, outras pessoas que verão o cartão também lembrarão de você com mais facilidade.

Oriente sua secretária a sempre entregar um cartão de visita após a consulta, sobretudo no caso de novos pacientes. Esta ação simples traz resultados excelentes ao longo do tempo.

3 – Felicitações em datas especiais

Essa é outra estratégia bem simples de marketing pós-consulta. Oriente a secretária ou outro colaborador da clínica a manter uma lista com as datas de aniversário dos pacientes.

Ao final de cada mês, verificar quais pacientes farão aniversário no mês seguinte (e as respectivas datas) e deixar agendada a tarefa de enviar uma mensagem de WhatsApp, e-mail ou SMS a cada um deles. Por mais comum que este gesto pareça, ele faz com que o paciente se sinta lembrado e considerado.

Outra dica é enviar aos pacientes uma mensagem em datas comemorativas. Basta um texto e arte, já que o mesmo conteúdo será enviado a todos. Datas como Dia da Mulher, Dia das Mães, Dia dos Pais, Páscoa, Natal e Ano Novo precisam ser lembradas.

4 – Mantenha a interação nas redes sociais

Quanto às estratégias de marketing pós-consulta, uma das mais necessárias é estar constantemente presente nas redes sociais. A interação com atuais pacientes e também com os seguidores é crucial para que as pessoas se lembrem de você com mais facilidade e o considerem como referência na área de atuação.

Para favorecer a interação, uma dica essencial é sempre responder aos comentários (ainda que de forma breve). Essa atenção aumenta a percepção de confiança no médico, fazendo que as pessoas se sintam mais próximas do profissional.

5 – Adote pesquisas de satisfação

A pesquisa de satisfação é uma ferramenta primordial para medir até que ponto seus pacientes estão satisfeitos com o atendimento. Nesta pesquisa devem ser avaliados aspectos relacionados ao atendimento médico, atendimento dos colaboradores da clínica e estrutura física do consultório.

Essa pesquisa ajuda a identificar de forma objetiva o que mais está dando certo e quais pontos podem ser aperfeiçoados para aumentar ainda mais a satisfação dos pacientes.

6 – Invista no treinamento da equipe

Um dos pilares do marketing é a qualidade do atendimento. Essa qualidade vai além da consulta feita pelo médico. Em todas as etapas, é muito importante que as pessoas se sintam acolhidas e tratadas com gentileza.

A eficiência quanto ao esclarecimento de dúvidas e outras informações também é indispensável. Em uma área tão competitiva como a medicina, a atenção aos detalhes é determinante para manter e atrair novos pacientes.

 

Quais São os Resultados do Marketing na Medicina?

Resultados do Marketing Médico

Depois de saber os pilares do Marketing, confira quais são as vantagens práticas proporcionadas para sua clínica.

Aumento do faturamento

Combinar a obtenção de novos clientes com a fidelização dos atuais permite que o faturamento mensal da clínica seja multiplicado. Esse resultado é possível graças à construção de uma sólida reputação e divulgação dos serviços por meio das estratégias de Marketing. Isso faz com que o estabelecimento seja lembrado por uma maior quantidade de pessoas.

Excelente reputação

A reputação de uma empresa possui um valor incalculável. É por meio dela que a clínica será uma das principais referências em uma especialidade médica, destacando-se diante dos concorrentes.

Sobretudo, na área da saúde, a questão da reputação é ainda mais importante, já que estamos falando de profissionais que lidam diariamente com a vida das pessoas.

Ampliação do negócio

Ao obter melhores resultados quanto ao faturamento é possível pensar em ampliar o negócio, abrindo clínicas em outras regiões da mesma cidade ou até mesmo em outras localidades.

Fluxo de caixa saudável

Depois do faturamento mensal, outro dos pontos mais importantes para o sucesso financeiro da sua clínica é um fluxo de caixa equilibrado. Enquanto médico ou gestor do estabelecimento, você sabe muito bem que os custos e despesas são diários (folha de pagamento, impostos, energia elétrica, água, serviços de limpeza etc.).

Ter um fluxo de caixa organizado permite um melhor gerenciamento dos recursos financeiros e evita atraso das contas a serem pagas.

Maior lucro

Ao aumentar o valor do faturamento, consequentemente a clínica terá maiores percentuais de lucro líquido ao final do mês, sendo que parte desses valores podem ser reinvestidos no negócio.

Por exemplo, empresas que conquistam lucros maiores conseguem modernizar equipamentos, oferecer melhores salários/benefícios aos funcionários, criar um ambiente ainda mais agradável, contratar mais pessoas etc. Todos esses fatores são essenciais para manter um excelente padrão de qualidade.

 

Quem pode cuidar do marketing da sua clínica?

Depois de ver as melhores estratégias de marketing digital médico adotadas atualmente, e compreender como cada uma delas pode fazer o faturamento da sua clínica aumentar, é natural que você pergunte quem pode aplicar todas elas.

Como foi mencionado no início desse artigo, trabalhando como médico é natural que sua preocupação central seja o atendimento aos seus pacientes e cuidados fornecidos a eles. No entanto, é preciso considerar a parte administrativa da clínica, pois somente assim você irá manter um bom faturamento.

Diante disso, é impossível que você faça toda a gestão de marketing, já que sua agenda já é bastante comprometida. Também não é viável contratar uma equipe de pessoas para cuidar dessa área, já que isso aumentaria demais os custos.

Para atrair os pacientes da sua região com marketing digital médico, é preciso adotar um conjunto de ações.

Devido à crescente concorrência na área médica, as estratégias de marketing se tornaram ainda mais necessárias para a visibilidade e faturamento. Cada uma delas traz resultados consistentes de curto e longo prazo.

 

Contratar uma Agência de Marketing Digital Médico

A melhor opção é contar com uma agência especializada em marketing para médico, com profissionais capazes de desenvolver estratégias necessárias para que sua clínica obtenha ótimos resultados. Dessa maneira, no dia a dia você continuará fazendo o que mais ama sem ceder seu tempo para as rotinas de marketing.

Outra vantagem de contar com uma agência especializada é que os profissionais conhecem a fundo todas as regras estipuladas pelo Conselho Regional de Medicina. Isso garante a boa imagem do estabelecimento e credibilidade junto aos pacientes.

Agora que você já sabe a importância do marketing para sua clínica e as principais estratégias, entre em contato conosco e tire suas dúvidas com nossos especialistas.

Assim, você verá na prática como é possível atingir excelentes resultados no curto, médio e longo prazo e garantir que sua clínica tenha um excelente fluxo de pacientes o mês inteiro.

 

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