O marketing digital abre inúmeras possibilidades para fortalecer o relacionamento entre médico e paciente.
Por meio de diversas estratégias e ferramentas, o marketing feito no ambiente virtual rapidamente é convertido em números no faturamento mensal da clínica.
Como o marketing digital favorece a interação entre médico e paciente?
O marketing pela internet se transformou na grande prioridade para conquistar mais pacientes e fidelizar aqueles já atendidos. Com cada vez mais pessoas conectadas ao Google e redes sociais, ganha visibilidade o profissional que manter uma forte presença nesses ambientes.
Na área médica, assim como em muitas outras, a comunicação e o relacionamento com atuais e potenciais clientes são a chave para se destacar no mercado. Vamos ver como este relacionamento entre médico e paciente é fortalecido usando o marketing digital médico.
Conteúdos frequentes no Instagram e Facebook
Grande parte das pessoas passa mais de uma hora por dia nas redes sociais. Principalmente no Instagram e Facebook, a quantidade de acessos é ainda maior. Portanto, para melhorar o relacionamento entre médico e paciente, o primeiro passo é estar presente nestes ambientes.
Isso é feito por meio de conteúdos vinculados ao Feed e Stories. Eles podem ser em formato de imagem, textos e vídeos. O importante é que esses conteúdos comuniquem informações relevantes e interessantes para os seguidores.
O simples fato de gerar conteúdo frequente no Instagram médico e Facebook automaticamente faz o profissional da medicina aparecer mais. Consequentemente, os seguidores se lembrarão desse médico com maior facilidade.
Conteúdos vinculados a essas redes sociais, principalmente aqueles em formato de texto, estimulam a participação das pessoas por meio de comentários. É neste momento que o relacionamento vai se fortalecendo por meio de uma interação mais próxima.
Presença nos primeiros resultados do Google
Para que o site do consultório médico seja cada vez mais conhecido, uma das melhores estratégias é estar presente logo nos primeiros resultados do Google.
Este resultado é obtido com conteúdos em formato de textos vinculados ao blog do site. Por meio deles, cada vez que as pessoas pesquisam por seus serviços e especialidade médica, sua clínica aparece na primeira página do Google.
Outra maneira de estar presente no maior site de buscas do planeta é investir numa estratégia de Google Ads para médicos. Por um valor muito acessível, é possível obter rápida visibilidade ao vincular anúncios pagos que conduzem as pessoas para o site do consultório.
O indicado é combinar essas duas estratégias para obter resultados rápidos e contínuos. Estas são as ações adotadas por profissionais das mais diferentes áreas que se destacam no mercado. Isso inclui médicos de diversas especialidades.
Atualização constante do blog
Para melhorar o relacionamento entre médico e paciente através do marketing digital, o blog exerce um papel de extrema importância. Como explicamos anteriormente, o conteúdo em formato de texto é a chave para ter uma forte presença no Google e gerar maior interação com as pessoas.
Estes conteúdos em textos são vinculados ao blog, espaço adequado para fazer uma boa edição de acordo com as estratégias de SEO para médicos (Search Engine Optimization). Esse conjunto de estratégias é o que torna o texto melhor posicionado na internet e facilita o acesso ao site do médico.
O ideal é que o blog médico seja atualizado ao menos uma vez por semana. Os temas dos textos devem combinar assuntos da área médica de atuação e informações de interesse do público-alvo.
Um cardiologista, por exemplo, pode vincular temas relacionados a:
• Importância da atividade física para controle da pressão arterial;
• Alimentação saudável para uma vida de qualidade;
• Por que o colesterol ruim elevado é tão perigoso?;
• Por que fazer um check-up anual?;
• Principais doenças que afetam o sistema cardíaco.
Estes são apenas exemplos de conteúdos. Com a ajuda de especialistas em marketing médico, é possível desenvolver uma pauta com diversos temas. O importante é que eles sejam interessantes para o público e que contenham dados e informações relevantes.
Site moderno e atraente
A imagem de um consultório médico e do próprio profissional só tem a ganhar quando se investe em um site médico moderno e atraente. No ambiente virtual, essa é a maior referência para atuais e futuros pacientes.
Neste local estão os principais dados sobre a clínica, o profissional e todas as informações relevantes na área de especialidade. Profissionais da área médica que mantém um site bem estruturado conquistam maior credibilidade e confiança por parte das pessoas.
Para que o site valorize o trabalho do médico é fundamental que a identidade visual seja bem elaborada. Isso envolve a logomarca, cores usadas na estrutura do site, fontes de letras, imagens etc. Cada detalhe faz toda diferença.
Gestão diária do marketing digital
Para obter os resultados proporcionados pelo marketing digital e melhorar a interação entre médico e paciente é preciso que a gestão dessas estratégias seja feita diariamente.
Isso envolve contar com profissionais que cuidam exclusivamente dessa área. É preciso dar total atenção a tarefas como:
• Responder comentários ou mensagens enviadas por Direct ou Inbox;
• Organizar um cronograma das ações que deverão ser desenvolvidas com frequência diária, semanal e mensal;
• Estruturar um cronograma de postagens que serão vinculadas ao blog e redes sociais, o que inclui conteúdos de textos e imagens;
• Acompanhar as métricas mais relevantes para o marketing digital;
• Apresentar os resultados obtidos com as ações desenvolvidas.
Por que contar com especialistas em marketing para médicos?
A área médica apresenta diversas e importantes particularidades. Não basta investir em boas estratégias de marketing. Paralelo a isso, é necessário cuidar da boa imagem do profissional, aumentar a credibilidade e seguir algumas regras próprias do ambiente médico.
Por este motivo, o marketing para médicos deve ser realizado por profissionais experientes nessa área. Este fator é essencial para garantir os melhores resultados no curto, médio e longo prazo.
Seu objetivo é melhorar o relacionamento médico e paciente através do marketing digital? Entre em contato conosco! Nossa equipe explicará detalhes de como cada estratégia contribui para os resultados financeiros do seu consultório.