O Conselho Federal de Medicina (CFM) é uma espécie de xerife da área da saúde, pois verifique se as práticas de divulgação estão em conformidade com a ética da profissão. Entretanto, não se preocupe, pois faremos um marketing com responsabilidade e com seriedade dentro da legalidade exigida.
O próprio CFM conta com um manual para orientar profissionais a investirem em marketing para médicos, conforme estabelece o Manual de Publicidade Médica do CFM.
Então, não deixe de ver o que é regulamo a fim de estabelecer uma estratégia de marketing médico efetiva para não comprometer sua imagem com ações irregulares e sua credibilidade como médico ou qualquer ofício correlacionado.
1) Informação Ligada ao Proprietário da Informação
Para cada informativo deve estar associado ao provedor dessa informação. O médico não deve divulgar campanhas sem informar o responsável pelo material.
Já percebeu que todo comercial com algum profissional da saúde é mencionado seu número de registro e sua especialização?
Não pense que você consiga burlar o CFM, pois a velocidade com que você é descoberto é alta e uma vez pego, dificilmente você atuará nessa profissão novamente.
2) Não Ofereça Resultados Garantidos
O CFM estabelece que o médico ou qualquer outro ofício não pode informar ao paciente que o resultado x ou y é concretizável.
O que ajuda a fidelizar o paciente é a confiabilidade com que você presta seu serviço e o grau de conforto e segurança que suas informações serão passadas ao paciente. O seu comprometimento é tudo que ele precisa para dar continuidade ao tratamento estabelecido por você.
3) Não Forneça Atendimentos Online
É proibido diagnosticar pacientes sem consulta prévia, ainda mais se for feita por telefone. Devido ao jeitinho brasileiro, muitos pacientes, na busca por uma pílula mágica, recorrem a práticas que comprometem a própria saúde e, infelizmente, muitos profissionais da área tiram proveito disso para ganhar dinheiro em escala.
A regra é sempre o atendimento presencial.