Como usar as redes sociais para melhorar o relacionamento médico e paciente?

Saber usar as redes sociais de forma estratégica é essencial para fortalecer a relação entre médico e paciente. Com cada vez mais pessoas conectadas ao Instagram, Facebook, Twitter e demais redes, marcar presença no ambiente digital é um fator decisivo para os profissionais da medicina.

 

3 estratégias para melhorar o relacionamento médico e paciente usando as redes sociais

 

como usar as redes sociais para melhorar o relacionamento médico e paciente

 

Para entender como o relacionamento entre médico e paciente pode melhorar com as redes sociais, basta pensar que bilhões de pessoas estão presentes nessas mídias diariamente.

Ou seja, seus pacientes certamente estarão nessas redes. Para fortalecer sua relação com eles, é essencial que você se faça presente no dia a dia dos seus pacientes por meio desses canais. Vamos ver como isso pode ser feito.

 

1 – Conteúdo constante

É por meio de conteúdos constantes que suas redes sociais ganham vida. Eles estabelecem uma comunicação leve e rápida, fazendo que as pessoas lembrem do seu trabalho com mais facilidade.

 

Textos, imagens e pequenos vídeos

Artigos ou pequenos textos vinculados de forma direta nas redes como Facebook, Instagram e Twitter são essenciais para fornecer informações relevantes e atrativas para seus atuais clientes. Além disso, esses conteúdos contribuem para trazer novos pacientes para o consultório.

Imagens e vídeos também integram a lista de conteúdos que precisam ser vinculados com frequência. O ideal é que suas redes tenham novos conteúdos pelo menos 3 vezes por semana.

 

Stories

A ferramenta Stories, seja no Facebook ou Instagram, cada vez mais apresenta excelentes resultados. Na área médica não é diferente. É essencial que os profissionais da medicina utilizem o Stories diariamente para compartilhar pequenos momentos do dia e valorizar a imagem profissional.

 

Posts patrocinados

A estratégia de posts patrocinados rende resultados imediatos. Por meio das ferramentas de segmentação do Facebook e Instagram é possível atingir um grande número de pessoas com real interesse nos serviços médicos divulgados.

O patrocínio do post é feito a partir de um conteúdo, preferencialmente combinando imagem e um bom texto. O valor do investimento é muito acessível.

 

2 – Rápida interação

Melhorar o relacionamento médico e paciente depende muito da atenção dada a cada um deles e velocidade da interação. As redes sociais trazem grande facilidade para esta comunicação mais rápida e direta que o aproxima dos pacientes.

 

Comentários

É muito comum que as redes sociais dos médicos tenham vários comentários. Os atuais e potenciais pacientes costumam tirar dúvidas por meio dessas mídias ou simplesmente demonstrar de forma afetuosa o carinho e gratidão que sentem pelo profissional.

É de suma importância que cada um desses comentários seja respondido dentro do menor tempo possível. Todas as pessoas gostam de receber atenção e sentirem-se consideradas. Com seus seguidores não é diferente. Essa atenção aos detalhes faz toda diferença para fortalecer o relacionamento.

 

Especialistas em rede social para medicos

 

Direct e Inbox

Seja para tirar dúvidas de forma particular ou até mesmo marcar uma consulta, o uso do Inbox e do Direct são frequentes. É preciso responder as pessoas de forma rápida e objetiva por meio desses canais.

Não dar atenção ao Direct e Inbox literalmente faz o médico perder a oportunidade de se relacionar melhor com seus pacientes e até mesmo de conquistar novos clientes. É preciso ter claro que a comunicação pelas redes se transformou na maior ferramenta para fortalecer a imagem profissional e construir/manter um sólido relacionamento com os clientes.

 

E-mail

O e-mail é outro importante canal de comunicação. Geralmente vinculado às redes sociais e ao site, ele merece tanta atenção quanto o Direct e o Inbox. Ainda que o e-mail seja gerenciado pela secretária (o) ou recepcionista, é importante que o médico esteja atento aos conteúdos das mensagens para compreender cada vez melhor as necessidades dos pacientes.

 

3 – Planejamento e organização

Para usar as redes sociais de maneira produtiva e colocar essas ferramentas a favor do relacionamento entre médico e paciente, é preciso planejar e organizar. Os conteúdos e postagens não podem ser feitos de forma aleatória. Cada detalhe precisa ser pensado com os objetivos de:

• Fortalecer a imagem do profissional;
• Tornar a comunicação mais leve e com fluidez;
• Favorecer o relacionamento entre médico e paciente;
• Desenvolver novas estratégias de gestão para facilitar o atendimento na clínica.

 

Como usar suas redes sociais de forma estratégica na área médica?

 

Como usar suas redes sociais de forma estratégica na área médica

 

A área médica apresenta uma série de particularidades. E na gestão das redes sociais, é preciso considerá-las. Vejamos alguns pontos importantes.

 

Cronograma de postagens

Um cronograma bem organizado contribui para a valorização da imagem do médico e do próprio consultório. A constância, frequência e qualidade dos conteúdos reflete a qualidade dos serviços prestados pelo médico.

 

Alta qualidade de imagens

As imagens utilizadas em cada post, a logomarca do consultório, o cartão de visita e demais recursos gráficos devem ser elaborados com elegância e uma certa sobriedade.

Conforme mencionamos, a área médica tem particularidades. É necessário que a imagem do profissional e do consultório transmitam confiança e credibilidade.

 

Textos interessantes

Os textos vinculados ao blog do médico e redes sociais precisam ser interessantes para atuais e potenciais pacientes. Além disso, é necessário garantir a qualidade desses textos. Isso envolve estrutura da escrita, cumprimento de regras gramaticais, ortográficas etc.

 

É preciso contar com uma equipe especializada em marketing médico

 

É preciso contar com uma equipe especializada em marketing médico

 

Devido às inúmeras atividades que o médico realiza no dia a dia, é difícil lidar com a gestão das redes sociais de maneira estratégica. No entanto, investir nessas mídias se tornou essencial para manter e conquistar novos pacientes.

A solução adotada por médicos de diferentes especialidades é contar com uma equipe de profissionais especializados em marketing médico. Além de ter experiência em marketing, o diferencial é que uma equipe focada na área médica proporciona resultados ainda mais rápidos e assertivos no curto, médio e longo prazo.

Deseja usar suas redes sociais para melhorar o relacionamento médico e paciente? Entre em contato conosco e converse com nossa equipe de especialistas em marketing médico. Por meio dessa conversa, explicaremos detalhes de como as mídias sociais podem tornar seu trabalho ainda mais conhecido, rentável e valorizado.

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