Dicas para deixar seu paciente mais satisfeito no consultório médico

Para que seu consultório médico agrade aos pacientes, é preciso ter em mente apenas uma palavra: acolhimento. Em todas as especialidades da medicina, tudo que as pessoas querem ao marcarem uma consulta é serem acolhidas. Afinal, cuidar da saúde é algo essencial.

Te convidamos para conferir dicas muito práticas de como tornar seu consultório ainda mais acolhedor e deixar seus pacientes plenamente satisfeitos. Elas se aplicam à sala de atendimento do médico, à recepção, estacionamento e todos os locais que envolvem o espaço da clínica.

 

Como deixar o ambiente do seu consultório médico mais acolhedor?

 

Como deixar o ambiente do seu consultório médico mais acolhedor

 

A atenção aos detalhes faz toda diferença para que sua clínica médica seja valorizada pelas pessoas. Isso sempre fará que elas lembrem do quanto se sentem bem ao serem atendidas no local.

 

Ventilação e iluminação

Manter um bom fluxo de ar é imprescindível para a saúde. Este cuidado protege as pessoas e o ambiente de diversos agentes prejudiciais ao organismo. Um local bem ventilado também evita a ocorrência de cheiros desagradáveis ou aquela sensação de ambiente “pesado”.

Uma iluminação confortável, combinando luz solar, lâmpadas, luminárias, velas etc. torna o espaço mais receptivo. Além disso, um ambiente adequadamente iluminado transmite uma imagem de cuidado e transparência.

 

Limpeza e organização

Todo o espaço da clínica médica precisa se manter impecável quanto à limpeza e organização. Nada pode prejudicar mais a imagem de um profissional da medicina que atender em um lugar que transmite má impressão.

O indicado é intensificar e aumentar a frequência quanto à limpeza diária. Para isso, recomenda-se contar com um profissional exclusivamente responsável por esta rotina. Ainda que o consultório seja pequeno, as rotinas quanto à limpeza requerem máxima atenção.

Vale lembrar a importância de manter os banheiros muito bem cuidados. Isso envolve pia, vaso sanitário, lixeira, chão, teto e paredes.

Dispensers com sabonete líquido, álcool gel e papel toalha devem ser bem abastecidos no decorrer do dia. Além da limpeza constante, é essencial que os banheiros tenham uma decoração acolhedora.

 

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Aromatizante suave

Seu consultório médico ganhará diversos benefícios com este detalhe simples. Diversas pesquisas apontam que determinados aromas exercem efeito relaxante e estimulam a liberação de neurotransmissores que atuam na sensação de bem-estar.

 

Música ambiente ou bons conteúdos em vídeo

Da mesma forma que os aromas nos influenciam, isso ocorre com a música e as imagens. Vamos lembrar da palavra-chave para garantir a satisfação dos seus pacientes: acolhimento.

As pessoas se sentem naturalmente acolhidas em um ambiente com boa música. É interessante elaborar uma playlist especial para o ambiente do seu consultório. As músicas devem ser relaxantes ou com letras inspiradoras, que transmitam boas sensações.

 

Revistas da área de saúde

O espaço médico precisa refletir seu compromisso com a saúde dos pacientes. Um detalhe de grande importância é disponibilizar revistas de fácil leitura, específicas para a área da saúde. Alguns exemplos são:

  • Saúde é Vital;
  • Momento Diabetes;
  • Superinteressante;
  • Veja Saúde.

Um cantinho para o café

O cantinho do café no consultório médico é muito mais importante do que se imagina. Café, chá, água e alguns alimentos imediatamente remetem ao acolhimento. Nossa dica é caprichar ainda mais na decoração deste espaço e oferecer alguns itens diferenciados.

 

Atendimento atencioso é essencial em um consultório médico

 

Atendimento atencioso é essencial em um consultório médico

 

Um atendimento médico acolhedor envolve basicamente duas situações: a consulta em si e a atenção fornecida por recepcionistas, secretária (o) e demais colaboradores da clínica.

O nível de atenção que oferecemos às pessoas é determinante para que elas se sintam acolhidas. Como médico, você sabe muito bem o quanto cada paciente gosta de receber esta atenção especial.

Ainda que a consulta dure um pouquinho mais, é muito importante dar ao paciente o tempo necessário para tirar dúvidas, explicar sintomas com maiores detalhes etc.

 

Valorização dos colaboradores

Pessoas tratadas de forma respeitosa e atenciosa, naturalmente farão o mesmo com outras pessoas. O que isso significa? Para que sua equipe ofereça um atendimento acolhedor, é essencial que cada um se sinta acolhido.

Manter um bom clima no local de trabalho, no qual as pessoas são consideradas, é essencial para que essa harmonia seja também sentida por quem vai até a clínica.

 

Cursos e treinamentos

Outra maneira de aprimorar a qualidade do atendimento no seu consultório médico é investir em cursos e treinamentos para os colaboradores.

Ainda que as rotinas de recepção e secretariado pareçam simples, o aperfeiçoamento dos profissionais é o que mantém a excelência ao longo do tempo.

 

Gentileza e objetividade

Oferecer um atendimento gentil e atencioso não significa perder a objetividade. É preciso conciliar estes elementos para garantir a cordialidade e agilidade nas atividades no dia a dia.

A sensação de acolhimento por parte do paciente vem da gentileza do médico e colaboradores, mas também da assertividade dos serviços.

 

O consultório médico precisa oferecer comodidade

 

O consultório médico precisa oferecer comodidade

 

Outro ponto essencial para gerar maior satisfação aos pacientes na sua clínica médica é proporcionar cada vez mais comodidade. Isso envolve diversas etapas do atendimento e também a estrutura interna e externa da clínica.

 

Atendimento via telefone, site e redes sociais

No momento de agendar uma consulta, é preciso que os colaboradores ofereçam total facilidade às pessoas presentes nos diversos canais de comunicação da clínica.

É cada vez mais comum que os pacientes queiram agendar uma consulta por meio do Instagram ou Facebook, por exemplo. Trabalhar de uma forma flexível quanto ao agendamento gera conforto aos pacientes.

 

Estacionamento

Disponibilizar um espaço de estacionamento exclusivo para os pacientes faz imensa diferença para a comodidade. As pessoas costumam fugir de locais com grande dificuldade para estacionar.

 

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Fluxo adequado de exames (pedidos e resultados)

O fluxo de pedidos e resultados de exames deve ser muito bem organizado. Criar meios para que os pacientes recebam informações de forma online é essencial.

 

Prescrição de medicamentos

Outra forma de oferecer maior comodidade aos pacientes (e ao médico) é adotar meios mais práticos para enviar receitas médicas.

Um exemplo claro é a receita digital, que já é amplamente utilizada no Brasil. Trata-se de uma prescrição médica virtual que pode ser enviada em PDF para os pacientes e farmácias.

Além de conferir essas dicas para deixar seus pacientes mais satisfeitos no consultório médico, veja nossos serviços específicos de marketing médico. Cada um deles valoriza a imagem do profissional e da clínica, trazendo resultados altamente positivos.

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