Importância do testemunho do seu paciente no marketing médico

Não é por acaso que o testemunho é tão usado no marketing médico. Esta estratégia traz muito mais retorno do que se imagina. Para obter resultados ainda melhores no seu faturamento, eles fazem toda diferença.

 

Por que o testemunho é tão importante no marketing médico?

 

Por que o testemunho é tão importante no marketing médico

 

Para entender porque o testemunho é tão benéfico para o marketing médico, basta considerar o que todos nós fazemos no dia a dia. Todas as vezes que vamos comprar um produto ou serviço, geralmente buscamos a opinião de outras pessoas, não é verdade?

Na internet, isso acontece com ainda mais frequência. Antes da decisão de compra sempre olhamos os comentários das pessoas que já compararam e usam determinado produto ou serviço.

 

O testemunho prova o resultado na prática

Quando um paciente faz um testemunho, esta é a prova de que seu serviço foi eficaz. E isso chama muito a atenção das pessoas. Além do mais, gera um excelente ganho em credibilidade.

Suponhamos que você seja um dermatologista. Após fazer um tratamento na sua clínica, o paciente faz um testemunho sobre o quanto se sentiu satisfeito e os resultados que o deixaram tão feliz. Essa ação simples é uma das estratégias mais eficazes para atrair mais pacientes.

 

Tipos de testemunho no marketing médico

 

Tipos de testemunho no marketing médico

 

Há diferentes tipos de testemunho que o paciente realiza. Eles podem ser espontâneos ou solicitados. Um testemunho espontâneo é quando a iniciativa de escrever ou até mesmo gravar algo relevante sobre seu serviço médico parte do próprio paciente, sem que você precise pedir.

Seguindo o exemplo de um tratamento dermatológico, quando alguém faz um pequeno vídeo no próprio stories do Instagram elogiando sua clínica sem que você tenha pedido para a pessoa fazer isso, trata-se de um testemunho espontâneo.

Já um testemunho solicitado é aquele que você pede diretamente ao paciente. O ideal é que este pedido ocorra depois de o seu paciente expressar verbalmente algo muito positivo quanto ao seu serviço.

Suponhamos que depois de um tratamento dermatológico, ele tenha enviado um áudio para você dizendo o quanto ficou feliz com o resultado ou que fale isso na consulta de retorno. É indicado aproveitar a oportunidade e pedir que ele formalize essa opinião (caso concorde), nas redes sociais ou no site.

Tanto os testemunhos espontâneos quanto os solicitados podem ser feitos de três maneiras diferentes:

 

Escrito (site ou blog)

Trata-se de um parágrafo ou texto no qual o paciente fala detalhes do porque ficou tão satisfeito com determinado serviço. O foco maior está nos resultados positivos que ele obteve. Também é possível que o paciente mencione diferenciais do profissional durante o atendimento.

 

Escrito (redes sociais)

É feito por meio de comentários nas redes sociais como Instagram ou Facebook, por exemplo. Estes testemunhos geralmente são realizados em posts nos quais são abordados temas relacionados ao tratamento feito pelo paciente.

Suponha mos que você tenha feito um post no Instagram sobre determinado procedimento realizado no seu consultório. Muitas vezes, um paciente que fez este procedimento e ficou muito satisfeito, irá deixar um testemunho em forma de comentário.

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Vídeo

Ainda que ele seja menos frequente que os testemunhos escritos, eles são muito utilizados na área médica. O recomendado é que estes testemunhos sejam realizados de forma espontânea nas redes sociais.

No entanto, é possível também obtê-los ao solicitar autorização do paciente e cumprir as regras do CFM.

 

Como obter bons testemunhos para o marketing médico?

 

Como obter bons testemunhos para o marketing médico

 

Se você deseja melhorar o marketing do seu consultório médico, certamente está se perguntando como obter bons testemunhos dos seus pacientes. Vamos ver detalhes sobre isso.

 

Solicitar testemunho a um paciente atendido há bastante tempo

No caso de testemunhos solicitados, o indicado é conversar com pacientes já atendidos há bastante tempo. Esta relação de confiança facilita a receptividade da pessoa em deixar um testemunho escrito ou em vídeo.

Vale frisar que, como comentamos antes, o ideal é que este pedido seja feito a pacientes muito satisfeitos e que de alguma forma já expressam essa satisfação.

 

Valorizar a percepção real do paciente

No testemunho, o que mais importa é a percepção do paciente quanto ao serviço, não o serviço em si. Isso significa que o paciente precisa ficar totalmente livre para colocar sua opinião.

Muitas vezes, a pessoa fala mais sobre os resultados que ela obteve e o quanto ficou alegre com isso. É totalmente normal que o paciente não fale sobre detalhes do serviço em si.

 

Seguir as regras do CFM

O marketing para médicos tem regras muito específicas. Grande parte delas são estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina. Ao vincular os testemunhos nas mídias, é de suma importância cumprir essas regras.

 

Edição adequada de vídeo e imagem

No caso de testemunhos em vídeo, é de suma importância que eles tenham uma excelente qualidade de som e imagem. A mensagem transmitida pelo paciente precisa ficar clara.

Essa qualidade na divulgação dos serviços médicos também contribui para a credibilidade do profissional e da clínica.

 

Estar atento às redes sociais

No dia a dia, é extremamente necessário ter atenção ao seu perfil médico nas redes sociais. Muitas vezes, os pacientes fazem menção da clínica no stories ou feed do Instagram ou Facebook. Enviar uma mensagem agradecendo o paciente pela confiança faz toda diferença.

Além disso, este acompanhamento nas redes é um excelente termômetro do nível de satisfação dos clientes quanto aos seus serviços.

 

Conte com uma agência especializada em marketing na área médica

Para que o marketing médico da sua clínica dê frutos, é preciso contar com profissionais especializados nesta área. Além de desenvolver ações de marketing, é necessário conhecimento quanto às regras do CFM. Como mencionamos, a área médica tem diversas particularidades que devem ser consideradas.

Nossa equipe tem sólida experiência com marketing para médicos de diferentes especialidades.

Ao desenvolver as estratégias de divulgação, cada detalhe é planejado para proporcionar os melhores resultados no curto, médio e longo prazo.

Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas em marketing médico. Vamos explicar quais as melhores soluções para a divulgação do seu serviço.

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