Redes Sociais para Médicos: O Guia Completo

Mais do que nunca, as redes sociais para médicos fazem toda diferença para tornar o profissional e o consultório conhecidos.

A internet é hoje o grande meio de comunicação de milhões de pessoas. A maioria delas passa várias horas por dia nas mídias sociais. Nesta realidade, quem tem maior presença virtual obtém os melhores resultados.

 

Dois pontos essenciais sobre redes sociais para médicos

Quando falamos sobre o marketing para médicos feito nas redes sociais, é preciso ter claro que ele apresenta várias particularidades. A primeira delas é que o médico precisa cuidar ainda mais da sua imagem.

O conteúdo vinculado não pode ser uma mera propaganda, mas sim, informações de relevância para o público.

Outro cuidado importante é seguir as regras estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina. O profissional deve estar atento para não infringir essas regras, seja com relação ao uso de vídeos, textos ou imagens.

 

O que considerar quanto às redes sociais para médicos?

 

O que considerar quanto às redes sociais para médicos

 

Muitas estratégias envolvem a gestão de uma rede social para médico. No entanto, estes são os pilares para desenvolver conteúdos de qualidade e que proporcionam resultados práticos. Vejamos.

 

Instagram: interação é a chave para os resultados

Quase 99 milhões de brasileiros utilizam o Instagram. Em média, as pessoas ficam de 2 a 3 horas diárias conectadas às redes sociais. O que isso significa?

Não existe outro canal de divulgação tão efetivo quanto este. O alcance é gigantesco. Além disso, manter um perfil nas redes é uma forma de estar constantemente presente no dia a dia dos seus atuais e potenciais pacientes.

No ambiente do Instagram, o que mais conta para que os médicos obtenham resultados é a interação. Ao gerar conteúdos de forma constante, aos poucos é construído um relacionamento mais próximo com as pessoas. Com o tempo, parte dos seguidores se transformam em pacientes.

Seja por meio de textos, frases, memes ou pequenos vídeos, o Instagram abre um leque de possibilidades para que você interaja com as pessoas e divulgue seu trabalho de forma constante. Não é por acaso que médicos das mais diversas áreas estão investindo na gestão do Instagram.

Conheça o serviço de gestão de Instagram para médicos realizado pela Agência do Médico.

 

Por que o blog é tão importante (e necessário)?

 

Por que o blog é tão importante

 

Para entender porque o blog favorece a gestão das redes sociais para médicos, vamos analisar uma informação. De acordo com uma matéria do Estadão, o Brasil lidera aumento das pesquisas por temas de saúde. Ou seja, cuidados com a saúde são assuntos de alta relevância no Google.

Quando o médico tem um blog próprio com conteúdos vinculados de forma frequente, ao buscar por determinados assuntos no Google, o blog será encontrado com maior facilidade.

À medida que o blog se torna conhecido, automaticamente as redes sociais ganham mais seguidores. Essa conexão entre diferentes mídias na internet gera resultados contínuos para o seu consultório.

O maior erro de muitos médicos é investir somente nas redes sociais e não vincular conteúdos que são visualizados em pesquisas no Google. No marketing digital para médicos, cada estratégia nutre as demais. Portanto, o simples fato de manter um blog favorece o desempenho nas redes sociais.

Veja a nossa publicação ” Como conquistar novos pacientes com um blog médico ” e fique mais atualizado.

 

O Facebook também requer atenção

Na gestão das redes sociais para médicos, não podemos esquecer do Facebook. Embora o Instagram esteja oferecendo resultados mais rápidos, o Face continua apresentando resultados expressivos.

Grande parte dos conteúdos para Instagram podem ser usados no Facebook (textos, frases, pequenos vídeos, memes etc.).

Além disso, este espaço permite vincular artigos próprios (publicados no blog) ou de outras fontes confiáveis. Dessa forma, é possível manter seus seguidores informados e fortalecer sua presença neste ambiente virtual tão importante.

O Brasil é o terceiro país com maior número de contas ativas no Facebook. São quase 90 milhões de usuários que diariamente acessam esta rede. Ou seja, o marketing médico precisa ser constante e efetivo nesta mídia social.

 

Manter um site proporciona alta credibilidade

 

Manter um site proporciona alta credibilidade

 

Muitos médicos têm esta dúvida: até que ponto é benéfico investir em um site? Isso realmente traz resultados? A resposta é sim. O site é (e tudo indica que sempre será), a maior referência no ambiente virtual. E ele faz toda diferença para o desempenho das suas redes sociais.

No site é possível manter o blog e uma série de outras informações detalhadas sobre o profissional e o consultório. Nas redes sociais, sempre que as pessoas quiserem saber mais detalhes sobre o seu trabalho, elas precisam de uma fonte mais completa de informações. E esta fonte é o site.

Médicos que mantém um site geram maior credibilidade e obtém resultados no curto, médio e longo prazo. O fato de ter um site também facilita a aplicação de diversas estratégias de marketing digital, tais como anúncios no Google, SEO, otimizações quanto à localização do consultório etc.

Tente pensar no que você geralmente opta quando necessita do atendimento de um profissional.

Ao precisar de um contador, por exemplo, você escolheria qual escritório: um que possui um site com informações bem estruturadas e claras sobre os serviços ou um escritório que pouco gera conteúdos para as redes sociais e não aparece no Google?

Gostou? Veja como funciona a criação de um site médico.

 

Posts patrocinados geram resultados imediatos

Esta é outra dúvida comum na área médica: os posts patrocinados no Instagram e Facebook geram resultados? Com toda certeza, sim. Aliás, é uma das estratégias mais rápidas para obter alta visibilidade na cidade e região de atuação.

Além de alcançar milhares de pessoas em questão de minutos, estes posts são direcionados ao seu público-alvo. Ou seja, este conteúdo será visto por pessoas com maiores chances de se interessarem por sua especialidade médica e agendarem uma consulta.

 

Como estão suas redes sociais?

Depois de ver essas informações sobre redes sociais para médicos, a grande pergunta é: como está a gestão das suas redes? Elas oferecem os resultados que você precisa ou sente que as ações de divulgação pouco funcionam?

 

Conte com especialistas em marketing digital para médicos

Para obter os resultados que você e seu consultório precisam, é necessário contar com especialistas. Não basta apenas que os profissionais saibam marketing. É necessário que eles apliquem estratégias específicas que realmente funcionam na área médica.

Nossa agência atua exatamente nesta área. Desenvolvemos estratégias eficazes para médicos de diferentes especialidades.

Entre em contato conosco. Converse com um de nossos especialistas e saiba as melhores soluções para ganhar em visibilidade e faturamento.

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