Site médico na 1ª página do Google? Saiba como fazer

Se você é o tipo de pessoa que acredita que colocar um site médico na 1ª página do Google é algo difícil de fazer, então esse é o artigo certo para você. Por mais que muitas pessoas se sintam intimidadas quando o assunto é marketing de conteúdo/marketing digital, a verdade é que existem diversas estratégias que são bastante fáceis de serem aplicadas e que podem ajudar o seu site a decolar.

Ao longo do texto, você conhecerá as melhores estratégias para garantir que o seu site tenha um bom posicionamento em mecanismos de busca. Mas antes disso, vamos falar um pouquinho sobre inbound marketing e porque é tão importante considerar o ranqueamento.

Por que é tão importante ter o site nas primeiras posições do Google?

Quando você precisa encontrar um serviço ou produto, você provavelmente faz uma pesquisa no Google. Esse mecanismo de busca se tornou a principal referência para clientes ao redor do mundo. Por isso, o marketing de conteúdo para conquistar um bom posicionamento já se consolidou como uma estratégia imprescindível para quem quer ver o seu negócio crescer.

Agora, é preciso ter em mente que raramente esses usuários que buscam serviços na Internet vão passar da primeira página de resultados no Google. Afinal, existe a premissa de que os sites com a melhor posição são os mais confiáveis. Estar entre esses primeiros resultados transparece autoridade na sua área de atuação. Tudo isso além de garantir que o alcance da sua página será muito maior!

É justamente por isso que você precisa se preocupar com colocar o seu site médico na primeira página do Google. Então vamos começar a falar sobre qual a melhor forma de fazer isso?

O que é inbound marketing?

O inbound marketing chegou como uma forma de satisfazer as necessidades da clientela cada vez mais exigente no mercado. Se antes era possível conquistar clientes com materiais de divulgação direcionados para as grandes massas, hoje isso não é mais possível.

Para entender melhor como isso funciona, vamos supor que você é um médico que atende em São Paulo. O outbound marketing partiria da premissa de que quanto mais pessoas conhecessem o seu negócio, melhor. Já o inbound marketing oferece estratégias com foco na segmentação, garantindo que a sua mensagem chegue até o público certo. Ou seja, pacientes que residem em São Paulo.

O marketing digital para médicos é uma das esferas do inbound marketing. Nesse caso, estamos falando sobre usar ferramentas digitais, como sites e redes sociais, para divulgar os seus serviços e atrair cada vez mais clientes.

Como é possível colocar um site médico na 1ª página do Google?

Agora que você já conhece melhor alguns conceitos de marketing, chegou a hora de falarmos sobre o assunto principal desse artigo. Afinal, como você pode garantir que o seu site médico esteja entre os primeiros resultados de uma busca no Google?

Basicamente, existem duas formas de conseguir isso. A primeira delas é por meio de técnicas de SEO, ou Otimização para Mecanismos de Busca. A segunda é por meio da criação de links patrocinados. Vamos conhecer melhor as duas estratégias?

Otimização do seu site para SEO

O conjunto de técnicas conhecido como SEO (Search Engine Optimization), ou Otimização para Mecanismos de Busca, consiste na aplicação de estratégias para construir a relevância do seu site para que o Google mostre a sua página de forma orgânica, sem precisar dos investir em anúncios (embora essa também seja uma ótima estratégia, como você verá em seguida).

No marketing digital para médicos, o tráfego orgânico é imprescindível para diminuir o seu investimento em mídias pagas e melhorar o posicionamento da sua página em mecanismos de busca.

Para isso, são analisadas as principais Keywords (ou palavras-chave) relacionadas ao seu negócio e a quantidade de vezes que esses termos foram buscados para, então, desenvolver o conteúdo textual do seu texto considerando a inclusão dessas Keywords. No seu caso, podem ser considerados os exemplos consulta médica, agendar consulta médica, consultório médico e mais.

São considerados também fatores como a navegabilidade do seu site, a existência de um chat online, o tempo de carregamento da sua página, a otimização de imagens e outros fatores que ajudam os robôs do Google a aumentarem a relevância do seu site.

Uma das grandes vantagens da otimização é que você mesmo pode aplicar diversas dessas estratégias, principalmente no que diz respeito ao marketing de conteúdo. Porém, lembre-se de que pode ser uma boa ideia contratar um especialista para garantir que todos os critérios do Google sejam cumpridos.

Além disso, é preciso ter em mente que a otimização pode ser a melhor forma de colocar o seu site médico na 1ª página do Google, mas os resultados podem demorar um pouco para aparecer. Agora, se você precisa de resultados rápidos, então a criação dos links patrocinados é a melhor tática para o seu negócio.

Anúncios em mídias pagas

A maior parte das pessoas pesquisa sobre um determinado serviço na internet antes de contratá-lo, e o mesmo vale para serviços médicos. Por isso, investir em mídias pagas como o Google Ads (antigo Adwords) é uma boa forma de promover os seus serviços para tentar capturar o cliente antes da concorrência.

Quando você investe em uma campanha no Ads, você garante que a sua página é mostrada em resultados de pesquisas relacionadas à consultas médicas. O melhor é que o orçamento depende unicamente de você e é possível acompanhar todas as etapas da campanha.

O seu link patrocinado vai aparecer em uma das três primeiras posições do Google, sempre antes dos resultados orgânicos. Isso significa que o alcance do seu site médico pode ser muito maior do que o de outros médicos e até mesmo planos de saúde!

A campanha pode veicular pelo tempo que você precisar. Por isso, a estratégia da criação de anúncios pode ser uma ótima técnica de marketing digital para médicos para garantir que, com o tempo você não precise mais contar com anúncios e possa depender apenas da otimização para mecanismos de busca.

Outras estratégias de marketing digital para médicos

Pronto! Agora você já tem uma ideia melhor de como é possível colocar o seu site médico na 1ª página do Google. Mas será que isso é suficiente para conquistar novos pacientes ou até mesmo levar informações importantes para a sociedade?

Confira abaixo outras dicas de marketing digital apara médicos que podem ajudar a sua carreira:

Captação de leads por meio de landing pages

Os leads são os seus potenciais clientes, ou seja, usuários que fornecem alguma informação de contato em seu website. No caso de médicos, eles são potencias pacientes que podem se interessar pelo seu currículo e agendar uma consulta.

Para capturar essas pessoas, você deve criar páginas em seu site que solicitem informações como nome, idade e, principalmente, e-mail para contato. Com isso, você começa a construir um mailing para o qual pode enviar informações como dicas de saúde, periodicidade de exames, lembretes de consultas agendadas e muito mais.

Divulgação nas redes sociais

As redes sociais contam com uma base de usuários enorme, portanto se você quer aumentar a exposição online é necessário criar uma página nessas plataformas. Como também é possível investir em anúncios pagos, você garante que a sua empresa aparece para o público alvo e aumenta as chances de vendas.

Além disso, a criação de conteúdo voltado para os seus clientes cria laços mais próximos e aumenta a possibilidade de que os seus serviços sejam recomendados para a rede de amigos desses usuários.

Manutenção de um blog institucional

Muitos pacientes têm o hábito de buscar sintomas, formas de prevenir doenças e outros assuntos no Google. Sanar essas questões por meio de um blog institucional cria um laço de confiança com esse cliente potencial, além de aumentar a sua exposição online e ajudar na construção da relevância para o Google.

Utilize essa plataforma para criar conteúdo que ajude os usuários a se sentirem mais confiantes no agendamento de uma consulta!

Ao seguir os passos listados nesse artigo, as chances de que você consiga não apenas colocar o seu site médico na 1ª página do Google, mas também criar um verdadeiro negócio online são muito maiores. Então, que tal colocar as mãos na massa e começar sua jornada pelo marketing digital para médicos? Boa sorte!

Se você ainda tiver dúvidas sobre o tema, deixe o seu comentário no espaço abaixo. Aproveite também para compartilhar este artigo em todas as suas páginas nas redes sociais.

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