É fácil entender porque o Stories no marketing médico gera tantos resultados. Trata-se de uma comunicação leve e com rápido acesso. Além de manter o conteúdo do Feed, investir nas postagens de Stories é mais que necessário para divulgar os serviços médicos.
7 dicas de como usar o Stories no Instagram médico
Cada uma dessas ações faz toda diferença no Stories para médicos. Anote cada ponto para aplicar.
1 – Usar a caixa de perguntas
Este é um excelente meio de interagir com seus seguidores. Ao abrir a caixa de perguntas é possível fazer vários posts com as respostas e esclarecer dúvidas comuns de muitas pessoas. Isso pode ser feito uma vez por semana ou a cada 15 dias.
Na área médica, as dúvidas sobre saúde e bem-estar são frequentes. Portanto, é uma oportunidade de abordar assuntos da sua área de especialidade de forma natural.
2 – Abrir enquetes sobre saúde
Além da caixa de perguntas, outra ótima ação para o Stories no marketing médico são enquetes sobre temas da área da saúde. Essa também é uma forma de interagir e ao mesmo tempo informar de maneira leve. A enquete pode ser feita uma vez por semana. Essa interação faz o perfil ter um alto engajamento, o que atrai mais seguidores e futuros pacientes.
3 – Imagens da mesa de trabalho
Ao começar o dia, uma forma de usar o Stories para médicos é compartilhar uma foto simples da mesa de trabalho com um “bom dia” ou uma frase inspiradora que o médico queira utilizar.
Por mais que pareça um detalhe, essa presença faz com que as pessoas se sintam mais próximas e até mesmo motivadas a cuidarem melhor da saúde no dia a dia.
Quanto às imagens da mesa de trabalho, elas podem ser:
• Receituário com uma caneta;
• Parte do teclado do computador + receituário + caneta;
• Receituário + caneta + xícara de café ou chá;
• Paisagem com a vista do consultório;
• Capa de um livro etc.
Para levar uma imagem com mais credibilidade para o seu paciente, o ideal é que os itens acima sejam personalizados e com o logotipo do médico. Para isso escrevemos um artigo que vale a pena conferir “Logotipo médico: saiba porque você deve ter”
4 – Pequenos vídeos com dicas de bem-estar
O formato do Stories facilita a inserção de vídeos rápidos. O médico pode gravar uma mensagem breve com dicas de bem-estar sobre alimentação, atividade física, cuidados quanto ao estresse etc. O médico sempre transmite autoridade e credibilidade quando aborda determinado assunto de forma direta e isso gera valor para as pessoas.
Ainda que os vídeos sejam simples, gravados com o próprio celular, é importante que ele tenha uma boa qualidade de imagem e som. Outra dica é escolher um fundo adequado, que torne a imagem do rosto do médico bem nítida.
5 – Imagens ou pequenos vídeos com algum detalhe sobre a rotina do médico
As pessoas que acompanham o médico pelo Instagram também gostam de saber detalhes fora da rotina do consultório. Isso faz com que elas se sintam mais próximas e também inspiradas para cuidarem melhor da saúde. Alguns momentos que o médico pode compartilhar são:
• Leitura de um livro;
• Momento de pausa para um café;
• Participação em algum evento ligado à área médica;
• Passeio ou caminhada por um parque, museu etc.
Ja que falamos em vídeo, confira também 8 estratégias para o Reels e Tik Tok no marketing médico.
6 – Compartilhar posts de outros perfis do Instagram
Essa é uma forma bem simples de nutrir o Stories no marketing médico. O indicado é compartilhar notícias ou matérias relevantes publicadas em outros perfis do Instagram.
É muito importante que os perfis sejam confiáveis e que o conteúdo seja interessante quanto a determinado assunto. Estes assuntos compartilhados devem estar de alguma maneira ligados à área de especialidade do profissional.
Suponhamos um dermatologista. Ao ver uma matéria no Instagram sobre os cuidados com a pele no verão, é interessante compartilhar como forma de interagir com os pacientes.
7 – Breves comentários sobre alguma notícia ou matéria
Além de compartilhar o post de um perfil confiável, o médico também pode fazer comentários rápidos (em vídeo ou por escrito), sobre o conteúdo. Isso é indicado principalmente quando o assunto é novo ou é referente a algum estudo científico mais recente.
Qual a repercussão do Stories no marketing médico?
A interação por meio do Stories se tornou essencial para empresas e profissionais. Na área médica não é diferente. Para ser lembrado, é preciso ter uma presença constante e ao mesmo tempo leve e inspiradora. Estes são os ganhos em nutrir o Stories com frequência.
Ser lembrado pelos seguidores
Quem é visto naturalmente será lembrado. As postagens no Stories aos poucos constroem uma relação de maior proximidade e confiança com os seguidores, fazendo que em pouco tempo eles se transformem em pacientes ou indiquem os serviços para amigos e familiares.
Fortalecer o relacionamento com atuais pacientes
O Stories no marketing médico também serve para fortalecer o relacionamento com os pacientes já atendidos. Isso é fundamental para a fidelização, pois evita que as pessoas busquem por outro profissional. Por mais que a presença no Instagram médico e demais redes sociais pareça um detalhe, ela é mais importante do que se imagina.
Ser visualizado por potenciais pacientes
O alcance do Stories é cada vez maior. Isso significa que diariamente o perfil é acessado por inúmeras pessoas. Nenhuma outra estratégia de marketing proporciona resultados tão rápidos. A combinação de conteúdos vinculados ao feed e ao Stories faz com que o profissional seja cada vez mais conhecido na cidade e região em que atende.
Ser referência na área de atuação
As ferramentas do Stories no marketing médico contribuem para que o profissional seja uma das maiores referências na área de atuação em sua cidade e região. O simples fato de se manter presente nas redes e gerar conteúdo de qualidade, faz que as pessoas tenham interesse pelos serviços médicos e procurem atendimento no consultório.
Conte com especialistas em Stories no Instagram e marketing digital na saúde
Para atingir os melhores resultados com Stories no marketing médico, conte com uma equipe especializada neste serviço. A agência de marketing para médicos planeja, executa e acompanha todas as estratégias relacionadas às redes sociais.
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