8 estratégias para o Reels e Tik Tok no consultório médico

Usar estratégias para o Reels e Tik Tok no marketing médico se tornou algo essencial para a divulgação da sua clínica. Ações simples trazem resultados contínuos e consistentes. Confira com detalhes como usar essas mídias a seu favor.

 

8 estratégias para o Reels e Tik Tok no consultório médico

Saiba as melhores estratégias para o Reels e o Tik Tok no marketing médico (1)

Anote essas estratégias para interagir com seus seguidores e ao mesmo tempo divulgar seus serviços médicos.

 

1 – Informações rápidas e simples

Os conteúdos de Reels e Tik Tok não se resumem a entretenimento e humor. Muitos profissionais têm usado essas ferramentas para divulgação de produtos e serviços. Quanto à área da medicina, é perfeitamente possível conciliar o uso dessas mídias com uma comunicação mais tradicional.

Você pode gravar pequenos vídeos com informações rápidas e simples sobre assuntos da sua área de especialidade. Suponhamos um dermatologista. Uma das ações pode ser gravar um vídeo com dicas sobre como reforçar a proteção da pele no verão. Outro exemplo é um pediatra que pode fornecer dicas simples sobre como melhorar a qualidade do sono das crianças.

 

2 – Perguntas e respostas

É muito comum que os médicos recebam diversas perguntas pelo inbox do Facebook ou caixa de mensagens do Instagram. Já pensou em aproveitar essas dúvidas para elaborar conteúdos em suas mídias?

Sem identificar o paciente, você pode usar uma pergunta relevante e respondê-la em formato de dica. Essa ação simples esclarece dúvidas de diversos seguidores e ao mesmo tempo incentiva as pessoas a cuidarem da saúde da forma certa, com informações confiáveis.

Mantenha uma lista das principais perguntas feitas via redes sociais e use-a para a cada semana elaborar conteúdos respondendo essas questões de forma rápida e simples.

Aproveite também e veja aqui o guia completo para ter um Instagram Médico de sucesso.

 

3 – Destacar um pequeno espaço da clínica

Quando falamos em estratégias para o Reels e Tik Tok no marketing médico, é fundamental considerar o ambiente da clínica. Vídeos curtos são perfeitos para valorizar um pequeno espaço, como por exemplo, o cantinho do café ou a mesa de trabalho.

Um espaço aconchegante de café, embora pareça algo simples, demonstra a atenção aos detalhes e preocupação em oferecer o melhor atendimento aos pacientes. Antes de gravar para o Reels ou Tik Tok, verifique como está este espaço em sua clínica e invista nos detalhes para torná-lo ainda mais agradável.

 

4 – Cotidiano do médico

Por mais que a medicina requeira formalidade, todas as pessoas gostam de saber um pouco mais sobre o cotidiano do médico. Isso fortalece o relacionamento com os atuais pacientes e também com os seguidores.

Momentos simples do dia a dia, como por exemplo, ler um livro, passear por uma praia ou outro local bonito, mesa de trabalho ao final do expediente etc., são leves e transmitem “os bastidores” da vida do médico. Outro exemplo de momentos do cotidiano são pequenas confraternizações com os funcionários da clínica, como aniversários ou reuniões de final de ano.

Vale lembrar que compartilhar o cotidiano requer cautela, pois não é indicado exagerar nas postagens ou prejudicar a privacidade do médico e dos funcionários.

 

Videos no Reels e Tik tok para marketing médico

 

5 – Campanhas nacionais de conscientização e datas mundiais

Essa é uma das melhores estratégias para o Reels e Tik Tok no marketing médico. Campanhas como “Outubro Rosa”, “Novembro Azul” e “Dezembro Laranja”, por exemplo, são excelentes para a produção de conteúdos rápidos, com informações objetivas de conscientização.

Outra dica é ficar atento às principais datas relacionadas à área de atuação. Um endocrinologista pode fazer um pequeno vídeo falando, por exemplo, do “Dia Mundial do Combate ao Diabetes. ”

 

6 – Participação em congressos ou cursos

Ao participarem de cursos, congressos ou demais eventos relacionados à área de atuação, os médicos podem gravar vídeos pequenos. Essa ação simples demonstra a aquisição de novos conhecimentos por parte do médico. Além disso, é uma forma de compartilhar o cotidiano.

Essa estratégia pode ser usada em eventos presenciais e também online. Infelizmente, um erro cometido por muitos médicos quanto ao marketing, é não compartilharem os momentos nos quais eles estão investindo em novos conhecimentos.

E um Curso de marketing médico. Vale a pena? Veja nosso artigo e entenda.

7 – Pequenas reflexões

Ao se deparar com uma frase interessante ou com o trecho de um livro que chamou a atenção, é preciso anotar para depois gravar um pequeno vídeo. Um dos conteúdos mais apreciados nas redes sociais são reflexões simples sobre a vida.

O importante é que o assunto esteja relacionado com a área médica e tenha algo ligado à sua área de especialização. Um psiquiatra ou psicólogo, por exemplo, podem gravar um vídeo falando sobre a necessidade de cuidarmos da nossa saúde mental com a mesma dedicação e comprometimento que cuidamos da saúde física.

 

8 – Comunicação leve, mas sem perder a formalidade

Por mais que as estratégias de marketing médico no Reels e Tik Tok sejam mais leves, o médico não pode abandonar a formalidade. A área da medicina tem particularidades que precisam ser consideradas. Uma delas é prezar pela credibilidade.

O ideal é combinar uma comunicação leve e ao mesmo tempo objetiva, sem recorrer a um humor excessivo. Também é muito importante que o médico mantenha a autenticidade e seu próprio estilo.

 

Alguns números sobre o Reels e o Tik Tok

Alguns números sobre o Reels e o Tik Tok

Para entender a importância do Reels e do Tik Tok para a área médica, vamos ver algumas estatísticas.

-Em 2021, o Tik Tok atingiu a marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês;
-O Brasil é o segundo país que mais usa Tik Tok no mundo;
-Somente no Brasil, o Instagram já registra mais de 110 milhões de usuários;
-O brasileiro passa em média 4h diárias no celular.

Essas informações demonstram que manter uma presença constante nas redes é mais que necessário para divulgar e valorizar seus serviços.

 

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Para atingir os melhores resultados no marketing médico, conte com uma equipe especializada neste serviço. A Agência do Médico planeja, executa e acompanha todas as estratégias relacionadas às redes sociais. Com essa gestão, seus resultados são rápidos e consistentes.

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