7 Estratégias para diminuir as faltas dos pacientes no consultório médico

Você precisa diminuir as faltas dos pacientes no consultório médico e não sabe o que fazer? Grande parte dos profissionais da medicina passam por este problema que prejudica bastante o faturamento. A boa notícia é que é possível evitar essas faltas e ainda melhorar bastante o fluxo de atendimentos.

 

7 estratégias para diminuir as faltas dos pacientes no consultório médico

 

Recepcao de um consultorio médico cheia

 

Para ter um bom fluxo de atendimentos e reduzir as faltas dos pacientes no consultório médico é preciso seguir todas essas estratégias, não apenas uma.
É o conjunto delas que traz os resultados esperados e evita diversos problemas quanto ao agendamento e rendimentos diários da clínica.

 

1 – Flexibilizar o agendamento

Para reduzir o índice de faltas dos pacientes, a primeira medida é disponibilizar diversas opções de dias e horários para atendimento. Quanto mais flexíveis são as datas e horários, melhor eles se encaixarão na rotina do paciente. E isso evita atrasos e faltas.

Em determinadas especialidades médicas, nas quais a consulta presencial pode ser substituída pelo atendimento online, torna-se mais fácil oferecer essa flexibilidade. Isso se aplica, por exemplo, a homeopatas, nutricionistas, psicólogos, psiquiatras.

 

2 – Confirmar a consulta dois dias antes

A simples ação de confirmar a consulta com 48h de antecedência reduz bastante o número de faltas dos pacientes. Além de relembrar o dia e horário do atendimento, esse contato reforça o compromisso assumido de comparecer ao consultório.

É preciso lembrar que todos temos uma rotina tumultuada. Muitas vezes, as faltas ocorrem por puro esquecimento. O ato de entrar em contato também reflete atenção e cuidado especial com cada paciente.

O indicado é que essa confirmação seja feita por WhatsApp. Caso a resposta demore muito, é preciso ligar para o paciente e confirmar o comparecimento na consulta. Para lhe ajudar, escrevemos um artigo contendo 9 estratégias para uso do Whatsapp no consultório médico.

 

3 – Enviar um lembrete no dia

Uma forma adicional de evitar faltas dos pacientes no consultório médico é enviar um lembrete no dia da consulta, logo pela manhã. Caso a consulta seja no primeiro horário, o lembrete pode ser enviado ao final da tarde do dia anterior.

A confirmação 48h antes e envio do lembrete não são exageros. Como mencionamos, é comum que as pessoas esqueçam as datas e horários de consultas. O envio do lembrete também reforça o compromisso já assumido, inibindo atrasos e faltas que poderiam ocorrer sem qualquer aviso.

 

4 – Manter uma lista de espera

Além de diminuir as faltas dos pacientes no consultório médico, é necessário manter uma lista de espera. Isso permite que possíveis desistências sejam preenchidas com o atendimento de outro paciente.

Mais uma vez a importância de realizar a confirmação com antecedência. Caso o paciente não possa comparecer no dia e horário marcado, é possível agendar para outra pessoa o quanto antes e evitar buracos na agenda que prejudicam o faturamento mensal.

 

Medica nova aguardando pacientes que faltaram

 

5 – Evitar acúmulo de pessoas no consultório médico

Na sala de espera do consultório médico é preciso evitar o acúmulo de pacientes que pode ocorrer devido à demora no atendimento. Quando esse atraso na consulta acontece e há muitas pessoas para serem atendidas, muitos pacientes desistem e acabam cancelando a consulta.

É necessário manter a pontualidade quanto ao atendimento e evitar que algumas consultas durem muito mais tempo que o planejado.

 

6 – Ligar para os pacientes que estão atrasados

Quando o paciente está 10 ou 15 minutos atrasado, recomenda-se ligar e ver se ele ainda comparecerá na consulta. Ainda que não seja possível aproveitar o horário para agendar outro paciente, o médico pode usar este tempo de outra forma.

Como por exemplo, adiantando as consultas das pessoas que já estão aguardando ou simplesmente usar este tempo livre para outra atividade.

 

7 – Informar o tempo estimado para a próxima consulta

Caso o paciente desista da consulta com 48h de antecedência, durante a ligação ou por mensagem via WhatsApp é importante informar a possível demora quanto a um novo agendamento.

Dependendo da agenda do médico, é possível que este tempo seja de meses. Essa informação muitas vezes faz a pessoa repensar a desistência e a grande maioria decide manter o dia e horário de atendimento.

 

Como melhorar o fluxo de pacientes no consultório médico?

 

recepcionista de um consultorio médico ligando para pacientes para reduzir as faltas

 

Além de saber o que fazer para diminuir as faltas dos pacientes no consultório médico, é preciso aplicar ações práticas para aumentar o fluxo de atendimentos. Para isso, essas três estratégias são essenciais.

 

Usar o marketing digital

Uma das formas de diminuir as faltas dos pacientes na clínica é fortalecer a credibilidade e visibilidade no mercado. Quanto mais disputado é o horário de atendimento, menos desistências acontecem. O marketing digital médico reúne diversas estratégias essenciais para médicos de diferentes especialidades.

 

Manter um ambiente seguro e agradável

Para que a clínica seja cada vez mais procurada e indicada para outras pessoas, é essencial investir na segurança do local. Este é um dos fatores mais relevantes no momento que as pessoas decidem fazer o acompanhamento médico com determinado profissional.

Além disso, o ambiente deve ser agradável e acolhedor, fazendo que as pessoas se sintam à vontade e bem cuidadas.

 

Investir no atendimento

A qualidade do atendimento é um dos pilares para a credibilidade do consultório. Isso diz respeito ao momento da consulta médica e também a toda interação feita com atuais e potenciais pacientes, desde o momento do primeiro contato, agendamento da consulta, recepção, fornecimento de informações etc.

 

Conte com especialistas em marketing médico

A gestão da clínica envolve diversas atividades. Uma delas é o marketing. Para gerar um excelente faturamento, é preciso contar com uma agência especializada em marketing para médicos.

 

Profissionais de diferentes áreas

Uma agência conta com profissionais de diferentes áreas de marketing digital. Por um valor acessível, os médicos têm acesso a um serviço de alta qualidade e retorno.

 

Resultados rápidos e contínuos

Os resultados trazidos pelo marketing digital são rápidos e contínuos. Em pouco tempo eles se revertem em números no faturamento.

Depois de saber as estratégias para diminuir as faltas dos pacientes no consultório médico, entre em contato com nossa equipe. Conheça as melhores soluções para aumentar o faturamento e se tornar cada vez mais conhecido na sua área de atuação.

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