O guia completo para ter um Instagram Médico de sucesso

Instagram médico é a melhor mídia para divulgação dos seus serviços. Todos os dias, mais de 500 milhões de pessoas acessam esta rede social. Apenas no Brasil, há cerca de 46 milhões de usuários ativos. Isso significa que, para ser lembrado, é preciso ter uma presença constante e estratégica nesta mídia.

 

Instagram médico de sucesso precisa ter essas estratégias

 

O guia completo para ter um instagram médico de sucesso

 

Para que seu Instagram dê bons frutos em termos de visibilidade, obtenção de novos pacientes e faturamento, é preciso seguir estratégias básicas. Combinadas, elas proporcionam o que nenhum outro canal de marketing médico faz. Vamos ver quais são.

 

Compreender seu público-alvo

O primeiro passo para que um Instagram médico seja diferenciado é conhecer o perfil do público-alvo. Essas informações dão o norte necessário às ações de marketing que serão realizadas.

Quando não há conhecimento quanto às necessidades, características, anseios, motivações etc. do público-alvo, a divulgação dos serviços é infrutífera.

Pelo fato de a medicina ter diversas especialidades, o público muda bastante. Por exemplo, o público-alvo de um dermatologista é bem diferente do público de um cardiologista. As diferenças quanto ao perfil dos potenciais clientes estão relacionadas principalmente a idade, gênero, hábitos de vida etc.

Veja também o nosso artigo “como usar as redes sociais para melhorar o relacionamento médico e paciente?

 

Profissionalização dos conteúdos

Os conteúdos do Instagram médico não podem ser improvisados ou feitos de forma aleatória. É necessário planejamento, execução e acompanhamento dos resultados de cada ação. Por isso, o indicado é contar com profissionais especializados neste serviço.

No dia a dia, o médico precisa focar no atendimento aos pacientes e não pode se responsabilizar pela gestão das redes sociais. Esta tarefa também não pode ser feita por atendentes, secretárias etc., pois estes profissionais estão envolvidos nas rotinas administrativas e de atendimento.

 

Cronograma de postagens

Uma agência especializada em Instagram médico define o cronograma de postagens de acordo com as necessidades. Dessa forma, todas as postagens são planejadas em termos de escrita, arte gráfica, data etc.

O planejamento e a organização são fundamentais para atingir os objetivos esperados. Outra vantagem é que o médico não precisa se preocupar com a produção do conteúdo, pois cada detalhe é executado pela equipe de profissionais da agência.

 

Posts patrocinados

Para que o Instagram médico dê resultados de curto prazo, essa é uma das melhores estratégias. Ao fazer o post patrocinado, em questão de poucas horas seus serviços são conhecidos por milhares de pessoas que moram na cidade e região na qual você atende.

Além da visibilidade, uma das maiores vantagens de patrocinar posts é que eles são mostrados somente aos potenciais clientes. Ou seja, às pessoas com maiores chances de agendar uma consulta no curto, médio ou longo prazo.

Isso é possível devido às opções de segmentação que o Instagram oferece e faz total diferença para que os resultados sejam rápidos e ao mesmo tempo constantes.

Para saber mais informação sobre o assunto veja o nosso artigo: Como anunciar meu consultorio médico no Facebook Ads

 

Logotipo do Instagram para médicos

 

Atenção ao Feed e ao Stories

Quando falamos sobre Instagram médico, é preciso atenção ao Feed e ao Stories. O Feed precisa ser nutrido com conteúdos novos ao menos duas vezes por semana.

Isso envolve imagem e texto. Inserir apenas uma imagem ou vídeo torna o conteúdo vazio e geralmente não desperta tanto a atenção das pessoas.

Ao caprichar na imagem e desenvolver textos interessantes para o público-alvo, o engajamento em cada postagem é muito maior. Este engajamento é fundamental para gerar credibilidade, construir relacionamento e transformar seguidores em pacientes.

Quanto ao Stories, o ideal é que os conteúdos sejam inseridos de 3 a 4 vezes por semana, já que é uma comunicação mais rápida e que fica no ar por 24h.

Mais de 500 milhões de pessoas já utilizam o Stories todos os dias. Isso significa que é preciso dar atenção a esta ferramenta e preparar conteúdos específicos para serem vinculados constantemente.

 

Usar o poder das palavras

As palavras têm muito mais poder do que podemos imaginar e é preciso usar este poder a seu favor. Tanto nos conteúdos do Feed quanto do Stories, o conteúdo de texto faz toda diferença.

Não se engane ao pensar que as mídias sociais se resumem a imagens ou vídeos. Sobretudo na área médica, a qualidade do conteúdo escrito de forma estratégica é fundamental para a credibilidade e relacionamento ao longo do tempo.

Os textos precisam ser feitos de acordo com pautas pré-definidas. Os temas devem ser de interesse do público-alvo e ao mesmo tempo relacionados à sua especialidade. Isso reforça a importância de contar com profissionais especializados em marketing na área médica.

 

Imagens e recursos gráficos de alta qualidade

As imagens vinculadas ao Instagram médico devem ser de alta qualidade. Elas também são essenciais para a credibilidade do profissional e do consultório.

Tanto suas fotografias quanto as imagens da clínica, artes gráficas das postagens etc. devem ser de perfeita resolução e com harmonia visual. Cada detalhe faz diferença para que as pessoas se interessem pelo conteúdo e, consequentemente, pelo serviço oferecido pelo médico.

 

É preciso considerar seu perfil e “estilo”

Ainda que o Instagram médico precise manter uma certa formalidade, o conteúdo deve levar em consideração seu perfil. Ou seja, o Instagram precisa também ter a sua cara. Este fator é o que gera importantes diferenciais quanto aos seus concorrentes.

O estilo do Instagram também depende muito da área de especialidade. É essencial que todos os conteúdos sejam desenvolvidos para atender às necessidades do público-alvo.

 

O sucesso do seu Instagram médico gera estes resultados

 

O sucesso do seu Instagram médico gera estes resultados

 

Ao usar as estratégias de marketing no Instagram médico, é possível:

• Obter alta visibilidade na sua cidade e região de atuação;
• Fortalecer a percepção de valor dos atuais e potenciais pacientes;
• Se diferenciar dos concorrentes diretos;
• Manter um excelente fluxo de atendimentos;
• Melhorar o faturamento diário, mensal e anual;
• Ter melhor planejamento quanto ao fluxo de caixa.

 

Conte com uma agência especializada em Instagram para médicos

Para atingir os melhores resultados com seu Instagram médico, conte com uma equipe especializada neste serviço.

A agência de marketing para médicos planeja, executa e acompanha todas as estratégias relacionadas às redes sociais. Com essa gestão, seus resultados são rápidos e consistentes.

Entre em contato conosco e veja todas as soluções que oferecemos para o seu Instagram e demais mídias digitais.

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