Aprenda a aumentar o ticket médio da sua clínica médica

Saber como aumentar o ticket médio da sua clínica médica faz toda diferença para o faturamento mensal. Essa estratégia permite que o rendimento financeiro seja maior sem que o profissional precise aumentar demais a quantidade de pacientes atendidos.

Isso gera melhores condições de trabalho e tempo livre na agenda para dedicar a outras atividades (cursos, especializações, congressos de medicina etc.).

 

Como aumentar o ticket médio na sua clínica médica e faturar mais?

 

Aprenda a aumentar o ticket médio da sua clínica médica

 

Cada uma dessas estratégias aumenta o ticket médio da sua clínica sem que para isso seja necessário atender mais pacientes. Ou seja, essas estratégias podem ser aplicadas de forma imediata considerando as condições atuais.

Caso o objetivo também seja obter mais pacientes, essas estratégias também são de grande ajuda, pois elas contribuem para valorizar a imagem da clínica e do médico.

 

Oferecer serviços diferenciados

Dependendo da especialidade médica, uma das ações mais rápidas e efetivas para aumentar o ticket médio é diferenciar os serviços oferecidos. Isso é de suma importância para que o profissional se destaque de alguma maneira dos concorrentes.

A área da medicina é bastante competitiva em todas as especialidades. Ter diferenciais é fator-chave para conseguir cobrar valores um pouco acima da média.

Como exemplos dessa diferenciação nos serviços, citamos as áreas de dermatologia e nutrição. Além das consultas e avaliações, um dermatologista pode realizar diferentes tipos de procedimentos, sejam tratamentos ou cuidados estéticos.

Um nutricionista pode se diferenciar ao oferecer programas de emagrecimento ou de controle do peso para públicos mais específicos, como por exemplo, gestantes, crianças ou adolescentes.

 

Agregar valor ao atendimento

Essa é uma estratégia essencial para aumentar o ticket médio da sua clínica médica. Quanto mais detalhado e assertivo é o atendimento, os pacientes não verão problemas em pagar um valor maior pela consulta.

Uma forma de aplicar essa estratégia é realizar alguns exames no próprio consultório. Um otorrinolaringologista, por exemplo, pode manter equipamentos e já diagnosticar diversos problemas de forma imediata.

O uso de equipamentos e realização de exames no consultório permite que o paciente economize tempo. Além disso, é possível fazer uma consulta mais abrangente, com resultados imediatos e precisos.

 

medico segurando dinheiro que conseguiu com aumento de ticket medio da consulta

 

Investir em marketing na internet

O marketing pela internet se transformou na maior ferramenta para divulgação de produtos e serviços. Isso também se aplica à área médica. Para ser lembrado pelos atuais e potenciais pacientes, é essencial ter uma presença constante na internet.

Isso envolve manter um site médico de qualidade, fazer posts frequentes nas redes sociais, vincular anúncios no Google, ter uma identidade visual atraente etc. Por um investimento bastante acessível, o médico obtém resultados rápidos e constantes ao longo do tempo.

Atualmente, com cada vez mais pessoas conectadas às redes e escolhendo produtos e serviços pela internet, o marketing digital médico é item de primeira necessidade.

 

Fortalecer o relacionamento com os atuais pacientes

Manter um bom relacionamento é imprescindível para aumentar o ticket médio da sua clínica médica. Este é um dos principais fatores para fidelizar os pacientes já atendidos e evitar que eles procurem outros profissionais. Fortalecer o relacionamento também contribui para que os pacientes aumentem a frequência de consultas. Leia também o nosso artigo Como usar as redes sociais para melhorar o relacionamento médico e paciente?

Manter uma boa estratégia de marketing digital é uma das medidas mais importantes para fortalecer o relacionamento com os pacientes. Ao gerar conteúdos de maneira constante, o médico é naturalmente lembrado e os pacientes passam a interagir mais pelas redes sociais.

Ações de e-mail marketing, contatos por WhatsApp para relembrar datas de consultas e exames etc. também são recursos para construir um relacionamento mais próximo com os pacientes.

 

Investir em equipamentos de qualidade

 

investimento em Aparelho de pressao digital para aumentar o ticket medio da clínica médica

 

Conforme mencionamos, uma das maneiras de aumentar o ticket médio da sua clínica médica é realizar exames no próprio consultório. Para isso, é imprescindível investir em equipamentos modernos e de qualidade.

Este é um dos fatores que mais chamam a atenção das pessoas quando comparecem a uma consulta médica. O investimento em equipamentos demonstra o compromisso com a qualidade do atendimento oferecido ao cliente.

Devido a isso, as pessoas não veem problemas em pagar um valor maior pela consulta e exames realizados na clínica.

 

Valorizar o espaço da clínica

A estrutura da clínica faz toda diferença para aumentar a percepção de valor por parte das pessoas. Um ambiente agradável, bem decorado etc. demonstra a preocupação do médico em oferecer um espaço de qualidade dos pacientes. Vale a pena considerar a possibilidade de renovar o ambiente da clínica, fazer pequenas reformas ou adequações na estrutura.

 

A gestão financeira da clínica médica requer atenção

 

Gestao financeira da clínica para aumentar o ticket medio do consultorio médico

 

Além de saber como aumentar o ticket médio da sua clínica médica é necessário cuidar das finanças. Para facilitar essa gestão, essas são dicas simples e eficazes.

 

Uso de um sistema

Para controlar os valores recebidos no dia a dia e custos da clínica, é essencial ter um sistema informatizado. Há diversas opções de softwares específicos para médicos. Além de proporcionarem uma eficiente gestão financeira, eles facilitam diversas outras atividades da clínica. Veja nosso artigo do blog a Importância de um software para clínica médica

 

Análise e acompanhamento dos recebimentos

Você sabe exatamente qual sua média de faturamento semanal e mensal? Ao final de cada dia da semana, você verifica seu caixa para ver como foi o faturamento? Este acompanhamento financeiro é de suma importância para os resultados da clínica.

Por mais que o foco do médico seja o atendimento aos pacientes, a gestão financeira precisa de atenção constante.

 

Verificar os balanços contábeis

O indicado é verificar os balanços contábeis da clínica a cada 3 meses. Isso faz toda diferença para acompanhar os resultados e verificar como está a saúde financeira.

Quando essa verificação é feita em períodos menores, e não somente ao final do ano, é possível adotar as medidas necessárias para melhorar os rendimentos.

 

Equilíbrio dos custos

Além de aumentar o ticket médio da sua clínica médica é preciso ter atenção com os custos. Quando eles estão excessivos ou prejudicando muito a margem de lucro, é preciso adotar as ações necessárias para eliminá-los ou reduzi-los.

O que achou dessas estratégias? Deixe seu comentário e confira nossos demais conteúdos sobre gestão e marketing específicos para médicos.

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