Como engajar e fidelizar seus pacientes com um Instagram Médico?

O Instagram Médico é hoje o grande aliado do marketing. Todos os dias, milhões de pessoas acessam e interagem por meio dessa rede social.

Diante disso, é muito comum as pessoas escolherem produtos e serviços que constantemente aparecem no Instagram.

Ter uma presença forte e ao mesmo tempo estratégica nessa mídia é item básico para ser lembrado pelos seus atuais e futuros pacientes.

Instagram Médico e a construção de relacionamento

Como engajar e fidelizar seus pacientes com um Instagram Médico (1) (1)

Não basta ter um perfil e gerar conteúdos no Instagram. É preciso que essa comunicação seja eficiente. No caso dos médicos, há algo ainda mais específico que precisa ser considerado.

Por mais que essa área requeira uma linguagem mais formal e contenha termos técnicos, é preciso adequar a linguagem para que as pessoas possam entender as informações.

À medida que o Instagram Médico é nutrido com conteúdos estratégicos, há uma maior interação por meio das visualizações, curtidas, comentários, mensagens via Direct etc.

A questão do engajamento

Engajamento é quando os pacientes atuais ou seguidores deixam perguntas, opiniões ou simplesmente curtem suas postagens. Quanto maior é esse engajamento, significa que o relacionamento está se fortalecendo.

Conheça 99 palavras com gatilho emocional par usar no instagram.

O que fazer para engajar e fidelizar os pacientes usando o Instagram Médico?

Essas ações consistem nos pilares de um Instagram Médico com resultados efetivos. Tanto o profissional quanto o consultório ganham diversos benefícios.

1 – Planejamento

Os resultados do Instagram Médico não acontecem por acaso. Cada detalhe é planejado para atingir objetivos específicos. Isso abrange todos os aspectos do perfil (imagens, textos, vídeos, logo, cores mais usadas, horário das postagens etc.).

Sem esse planejamento, não há como atingir o público ou mensurar os efeitos de cada postagem. É exatamente por isso que os conteúdos precisam ser estratégicos e programados com antecedência.

Veja o nosso artigo do blog “O guia completo para ter um Instagram Médico de sucesso

2 – Temas relevantes para o seu público

Essa escolha é determinante para o engajamento e fidelização dos pacientes. Cada vez mais pessoas buscam por informações confiáveis sobre saúde. Ao fornecer esses conteúdos, os médicos fortalecem o vínculo com os atuais e potenciais pacientes.

Os conteúdos devem estar ligados à sua área de especialidade ou assuntos sobre saúde que sejam relevantes para o seu público. Ao escolher o tema, é preciso construir títulos atrativos, desenvolver o texto buscando manter o interesse do leitor e adotar recursos para que os seguidores interajam.

3 – Diversificação dos recursos visuais

Para construir e fortalecer o relacionamento usando o Instagram Médico é preciso adotar diferentes conteúdos. Isso abrange textos, imagens, pequenos vídeos, compartilhamento de outros conteúdos no Stories etc.

Ultimamente, os conteúdos no formato de carrossel e reels tem sido muito efetivos no Instagram e geram ótimos resultados ao despertar a atenção das pessoas.

4 – Textos simplificados

Como mencionamos, ainda que o Instagram de médicos tenha uma certa formalidade, é preciso que a comunicação seja adaptada aos leitores. Os termos técnicos podem ser simplificados para que as pessoas consigam compreender o conteúdo facilmente.

Essa ação é excelente para aumentar o engajamento e fazer que os seguidores se sintam mais próximos do médico. Com o passar do tempo, isso se converte não apenas no agendamento de um atendimento, mas na indicação para amigos e familiares.

O que fazer para engajar e fidelizar os pacientes usando o Instagram Médico

5 – Considerar feed e stories

As estratégias para o Instagram Médico precisam abranger o Feed e também o Stories. Isso aumenta a visualização dos conteúdos e abre possibilidades diferentes para a interação com o público.

Toda semana, é de suma importância que em vários dias, tanto o Feed quanto o Stories sejam nutridos com textos, imagens ou vídeos.

Veja também o nosso artigo “Stories no marketing médico: 7 dicas de como usar no Instagram

6 – Compartilhar o dia a dia

É muito importante que o médico compartilhe momentos simples do dia a dia. Isso humaniza a interação e faz que as pessoas conheçam um pouquinho mais da rotina do profissional.

Nessa estratégia é indicado não se expor demais e, ao mesmo tempo, transmitir a imagem de que o profissional tem um cotidiano comum, que envolve por exemplo: um cafezinho durante a tarde, academia, passeio com a família, participação em cursos etc.

Por falar em cursos, no Instagram Médico é recomendado sempre compartilhar momentos que envolvem aperfeiçoamento profissional, tais como congressos, palestras e demais eventos.

7 – Fotos do médico e do consultório

É importante que o médico tenha um book de fotos que serão usadas nas postagens do Instagram. Além de serem com alta qualidade, as imagens precisam transmitir confiabilidade.

O simples fato de ter algumas fotos do profissional no perfil reforça o relacionamento e torna o médico facilmente lembrado quando as pessoas necessitarem de uma consulta.

8 – Frases inspiradoras

Elas funcionam muito bem como estratégia de conteúdo. Simples e ao mesmo tempo motivadoras, essas frases melhoram o compartilhamento da postagem e consequentemente o engajamento.

São ótimas, por exemplo, para incentivar bons hábitos, valorizar a capacidade de superação e proporcionar alívio em momentos de sofrimento.

9 – Memes

O bom humor é algo que conecta naturalmente. Os memes são ótimos para isso. Quando usados de forma estratégica e equilibrada no Instagram Médico, é um excelente recurso para o engajamento e fidelização.

Diferentes especialidades médicas podem recorrer aos memes como parte da estratégia de conteúdo e obter resultados positivos ao fortalecer o relacionamento com atuais e potenciais pacientes.

10 – Acompanhar os resultados

Além de adotar as estratégias que mencionamos, é fundamental acompanhar os resultados e verificar em que circunstâncias o engajamento apresenta melhor desempenho.

Na maioria das vezes, o que mais funciona é a combinação de ações. Juntas, elas proporcionam resultados rápidos e ao mesmo tempo duradouros.

Por que o Instagram Médico se tornou tão importante?

Os recursos dessa mídia social geram resultados no curto e no longo prazo. São eles:

• Fortalecimento da credibilidade do profissional;
• Ampla visibilidade do consultório na cidade e região de atuação;
• Marketing direcionado para pessoas com real potencial de se tornarem pacientes;
• Constante indicação dos serviços a amigos e familiares;
• Diferenciação com relação aos principais concorrentes;
• Melhor fluxo de atendimentos no dia a dia;
• Entradas financeiras constantes.

Além de saber sobre as estratégias de Instagram Médico, confira nosso blog e fique por dentro de outros conteúdos sobre a gestão do consultório.

Outros Posts Relacionados
tráfico pago para médicos
Estratégia de Tráfego Pago para Médicos

Entendendo o Tráfego Pago Médico, você utiliza Estratégia de Tráfego Pago? Como médico, você provavelmente já ouviu algum colega reclamando que passou

LOGOTIPO AGÊNCIA DO MÉDICO

Faça parte desse
Time de Sucesso

Siga a Agência do Médico nas Redes Sociais