O Instagram Médico é hoje o grande aliado do marketing. Todos os dias, milhões de pessoas acessam e interagem por meio dessa rede social.
Diante disso, é muito comum as pessoas escolherem produtos e serviços que constantemente aparecem no Instagram.
Ter uma presença forte e ao mesmo tempo estratégica nessa mídia é item básico para ser lembrado pelos seus atuais e futuros pacientes.
Instagram Médico e a construção de relacionamento
Não basta ter um perfil e gerar conteúdos no Instagram. É preciso que essa comunicação seja eficiente. No caso dos médicos, há algo ainda mais específico que precisa ser considerado.
Por mais que essa área requeira uma linguagem mais formal e contenha termos técnicos, é preciso adequar a linguagem para que as pessoas possam entender as informações.
À medida que o Instagram Médico é nutrido com conteúdos estratégicos, há uma maior interação por meio das visualizações, curtidas, comentários, mensagens via Direct etc.
A questão do engajamento
Engajamento é quando os pacientes atuais ou seguidores deixam perguntas, opiniões ou simplesmente curtem suas postagens. Quanto maior é esse engajamento, significa que o relacionamento está se fortalecendo.
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O que fazer para engajar e fidelizar os pacientes usando o Instagram Médico?
Essas ações consistem nos pilares de um Instagram Médico com resultados efetivos. Tanto o profissional quanto o consultório ganham diversos benefícios.
1 – Planejamento
Os resultados do Instagram Médico não acontecem por acaso. Cada detalhe é planejado para atingir objetivos específicos. Isso abrange todos os aspectos do perfil (imagens, textos, vídeos, logo, cores mais usadas, horário das postagens etc.).
Sem esse planejamento, não há como atingir o público ou mensurar os efeitos de cada postagem. É exatamente por isso que os conteúdos precisam ser estratégicos e programados com antecedência.
Veja o nosso artigo do blog “O guia completo para ter um Instagram Médico de sucesso”
2 – Temas relevantes para o seu público
Essa escolha é determinante para o engajamento e fidelização dos pacientes. Cada vez mais pessoas buscam por informações confiáveis sobre saúde. Ao fornecer esses conteúdos, os médicos fortalecem o vínculo com os atuais e potenciais pacientes.
Os conteúdos devem estar ligados à sua área de especialidade ou assuntos sobre saúde que sejam relevantes para o seu público. Ao escolher o tema, é preciso construir títulos atrativos, desenvolver o texto buscando manter o interesse do leitor e adotar recursos para que os seguidores interajam.
3 – Diversificação dos recursos visuais
Para construir e fortalecer o relacionamento usando o Instagram Médico é preciso adotar diferentes conteúdos. Isso abrange textos, imagens, pequenos vídeos, compartilhamento de outros conteúdos no Stories etc.
Ultimamente, os conteúdos no formato de carrossel e reels tem sido muito efetivos no Instagram e geram ótimos resultados ao despertar a atenção das pessoas.
4 – Textos simplificados
Como mencionamos, ainda que o Instagram de médicos tenha uma certa formalidade, é preciso que a comunicação seja adaptada aos leitores. Os termos técnicos podem ser simplificados para que as pessoas consigam compreender o conteúdo facilmente.
Essa ação é excelente para aumentar o engajamento e fazer que os seguidores se sintam mais próximos do médico. Com o passar do tempo, isso se converte não apenas no agendamento de um atendimento, mas na indicação para amigos e familiares.
5 – Considerar feed e stories
As estratégias para o Instagram Médico precisam abranger o Feed e também o Stories. Isso aumenta a visualização dos conteúdos e abre possibilidades diferentes para a interação com o público.
Toda semana, é de suma importância que em vários dias, tanto o Feed quanto o Stories sejam nutridos com textos, imagens ou vídeos.
Veja também o nosso artigo “Stories no marketing médico: 7 dicas de como usar no Instagram”
6 – Compartilhar o dia a dia
É muito importante que o médico compartilhe momentos simples do dia a dia. Isso humaniza a interação e faz que as pessoas conheçam um pouquinho mais da rotina do profissional.
Nessa estratégia é indicado não se expor demais e, ao mesmo tempo, transmitir a imagem de que o profissional tem um cotidiano comum, que envolve por exemplo: um cafezinho durante a tarde, academia, passeio com a família, participação em cursos etc.
Por falar em cursos, no Instagram Médico é recomendado sempre compartilhar momentos que envolvem aperfeiçoamento profissional, tais como congressos, palestras e demais eventos.
7 – Fotos do médico e do consultório
É importante que o médico tenha um book de fotos que serão usadas nas postagens do Instagram. Além de serem com alta qualidade, as imagens precisam transmitir confiabilidade.
O simples fato de ter algumas fotos do profissional no perfil reforça o relacionamento e torna o médico facilmente lembrado quando as pessoas necessitarem de uma consulta.
8 – Frases inspiradoras
Elas funcionam muito bem como estratégia de conteúdo. Simples e ao mesmo tempo motivadoras, essas frases melhoram o compartilhamento da postagem e consequentemente o engajamento.
São ótimas, por exemplo, para incentivar bons hábitos, valorizar a capacidade de superação e proporcionar alívio em momentos de sofrimento.
9 – Memes
O bom humor é algo que conecta naturalmente. Os memes são ótimos para isso. Quando usados de forma estratégica e equilibrada no Instagram Médico, é um excelente recurso para o engajamento e fidelização.
Diferentes especialidades médicas podem recorrer aos memes como parte da estratégia de conteúdo e obter resultados positivos ao fortalecer o relacionamento com atuais e potenciais pacientes.
10 – Acompanhar os resultados
Além de adotar as estratégias que mencionamos, é fundamental acompanhar os resultados e verificar em que circunstâncias o engajamento apresenta melhor desempenho.
Na maioria das vezes, o que mais funciona é a combinação de ações. Juntas, elas proporcionam resultados rápidos e ao mesmo tempo duradouros.
Por que o Instagram Médico se tornou tão importante?
Os recursos dessa mídia social geram resultados no curto e no longo prazo. São eles:
• Fortalecimento da credibilidade do profissional;
• Ampla visibilidade do consultório na cidade e região de atuação;
• Marketing direcionado para pessoas com real potencial de se tornarem pacientes;
• Constante indicação dos serviços a amigos e familiares;
• Diferenciação com relação aos principais concorrentes;
• Melhor fluxo de atendimentos no dia a dia;
• Entradas financeiras constantes.
Além de saber sobre as estratégias de Instagram Médico, confira nosso blog e fique por dentro de outros conteúdos sobre a gestão do consultório.