Como fazer um plano de marketing para consultório médico?

O plano de marketing para consultório médico é determinante no faturamento. É por meio dele que você ganha visibilidade, reconhecimento pelo seu trabalho e uma agenda repleta de clientes.

 

O que abrange um plano de marketing para consultório médico?

 

O que abrange um plano de marketing para consultório médico

 

Um bom plano de marketing para clínicas médicas é feito com base em cinco estratégias. Cada uma delas é essencial e deve ser aplicada de forma planejada.

 

1 – Definição de objetivos e metas

Quando falamos em estratégia de marketing para médicos é preciso ter clareza quanto aos objetivos e metas que devem ser alcançados.

Alguns médicos desejam simplesmente aumentar a visibilidade do consultório e fortalecer a imagem profissional no mercado.

Já outros profissionais da medicina necessitam aumentar o número de consultas de forma rápida, já que a agenda está com poucos atendimentos.

Ao definir os objetivos e metas é preciso saber exatamente como seu consultório está hoje. Isso envolve identificar o que está dando certo e o que precisa melhorar.

Além disso, é necessário ter claro quais resultados o consultório precisa alcançar em termos de:

  • Faturamento (mensal e/ou anual);
  • Visibilidade;
  • Quantidade de clientes atendidos durante o mês;
  • Valorização da imagem profissional;
  • Divulgação dos serviços;
  • Fidelização dos pacientes já atendidos;
  • Obtenção de novos clientes etc.

 

2 – Análise e definição do público-alvo do consultório médico

 

Analise publico alvo dos concorrentes no marketing medico

 

O sucesso do plano de marketing em um consultório médico depende de conhecer bem o público-alvo. Cada ação deve ser pensada, planejada e aplicada de acordo com as características desse público.

De nada adianta ganhar mais visibilidade se as informações não chegarem às pessoas com reais chances de se tornarem pacientes.

Definir o perfil do seu público envolve levantar uma série de informações, tais como: idade, sexo, faixa de renda, região onde mora, estado civil, principais hábitos de consumo etc.

Para entender como isso funciona, vamos utilizar o exemplo de um pediatra. Se considerarmos alguns dos fatores acima, chegamos à conclusão de que o público ideal desse médico seria:

  • Mulheres (casadas ou solteiras) com filhos em idade entre 0 e 10 anos;
  • Que morem na mesma cidade ou região na qual a clínica se encontra;
  • Com faixa de renda que possibilite arcar com uma consulta particular ou que tenham plano de saúde;
  • Que buscam por serviços de saúde de maior qualidade (ainda que isso gere despesas extras).

 

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3 – Análise dos concorrentes mais relevantes na sua especialidade médica

O plano de marketing para consultório médico envolve analisar os concorrentes mais relevantes de maneira estratégica.

A questão não é apenas identificar o que eles estão fazendo, mas buscar melhorar e se diferenciar desses concorrentes. Como médico, você precisa ter algo único, algo que te diferencia na sua área de especialidade.

Ao analisar os profissionais que trabalham na mesma área que você, fica mais fácil identificar quais pontos é preciso aprimorar e o que pode ser feito para oferecer algo ainda melhor aos seus pacientes.

 

O que deve ser observado ao analisar os concorrentes?

A análise da concorrência envolve identificar os aspectos mais relevantes de acordo com seus objetivos, metas e perfil do público-alvo. Vejamos alguns exemplos de fatores que devem ser observados quanto à concorrência.

  • Como seus concorrentes interagem nas redes sociais?;
  • O site médico dos seus concorrentes é bem estruturado?;
  • Esses profissionais/consultórios aparecem logo nas primeiras páginas do Google?;
  • Os conteúdos que eles vinculam ao site, blog e redes sociais são interessantes?;
  • Qual valor eles cobram por consulta?;
  • Eles oferecem algo único? Qual é a “marca registrada” de cada concorrente?

Ao definir quais concorrentes serão analisados recomenda-se começar por aqueles que atuam na mesma cidade e região. São os chamados concorrentes diretos.

Outra maneira de buscar diferenciação é observar profissionais que se destacam bastante na área médica que você atua. Neste caso, é possível analisar profissionais do Brasil e até mesmo de outros países.

Essa estratégia é de grande ajuda para obter novas ideias e elevar a qualidade do serviço oferecido aos seus pacientes.

 

Melhore seu marketing medico

 

4 – Combinação de ações específicas para médicos

O resultado do plano de marketing para consultório médico depende de uma combinação de ações que são aplicadas nessa área. Investir em marketing não é suficiente. É preciso que cada ação seja direcionada e proporcione os objetivos esperados.

 

Marketing tradicional

Como está a identidade visual do seu consultório? A logomarca reflete exatamente o que você deseja transmitir? Seu cartão de visitas é diferenciado? Ele inspira credibilidade e confiança?

Essas perguntas estão relacionadas ao marketing tradicional. Considerar cada um desses fatores é imprescindível para que as pessoas reconheçam seu trabalho.

 

Marketing digital

Como médico, você precisa ter uma presença constante na internet. Isso envolve site, blog, redes sociais, primeiras páginas do Google etc.

Hoje em dia, o marketing no ambiente virtual é o principal canal de divulgação do seu consultório. Por meio dele é possível garantir um excelente posicionamento no mercado e obter maior lucratividade.

Um bom plano de marketing para clínicas médicas combina essas duas estratégias. Além de desenvolver uma a uma delas é necessário que todas estejam integradas.

Por exemplo:

Para que o site do seu consultório seja interessante, é preciso caprichar na identidade visual. Para que sua logomarca se torne facilmente lembrada é necessário que ela esteja presente em seus posts nas redes sociais.

 

 

5 – Contar com especialistas em marketing médico

 

Especialistas em marketing medico

 

Seu consultório atingirá os resultados desejados somente com o apoio de especialistas em marketing na área médica.

Como mencionamos, não basta adotar ações de marketing. É imprescindível que elas sejam assertivas e conectadas com as necessidades específicas de cada médico.

Até mesmo na área da medicina há diferentes estratégias de marketing que variam de acordo com a especialidade do profissional. Cada detalhe precisa ser considerado.

Além de ter a segurança de resultados rápidos e contínuos, ao contar com especialistas em marketing médico sua imagem profissional e seu consultório ganham em:

  • Visibilidade;
  • Confiança;
  • Credibilidade;
  • Reconhecimento.

Seu consultório médico precisa de um plano de marketing? Converse com nossos profissionais e veja como cada uma das estratégias que comentamos traz resultados efetivos para o seu consultório.

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